Início » Internacional » Snowden usa internet para quebrar exílio na Rússia
Segurança internacional

Snowden usa internet para quebrar exílio na Rússia

Ex-funcionário da Agência de Segurança Americana que divulgou informações confidenciais usa rede para participar de conferências pelo mundo

Snowden usa internet para quebrar exílio na Rússia
Snowden comemora à distância as vitórias que suas revelações trouxeram (Foto: Divulgação)

Para um fugitivo internacional escondido na Rússia, Edward J. Snowden, acusado de divulgar informações confidenciais, tem aparecido com bastante frequência. Maio é um mês que o ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana fez muitas aparições pela internet. Até o momento, Snowden participou de conferências virtuais das faculdades de Princeton e Stanford, nos Estados Unidos, na Noruega e na Austrália. Antes do mês acabar, estão programadas novas conferências virtuais no Equador e na Itália.

O ex-agente teve mais vitórias nos últimos dois anos, desde que revelou os segredos da NSA. Duas semanas atrás, a corte federal dos Estados Unidos bateu o martelo e considerou um programa da agência de segurança, que coleta milhões de ligações telefônicas de americanos, ilegal.

Na semana passada, da Câmara votou por mudanças no programa com o objetivo de manter o registro das ligações longe das mãos do governo, uma modificação endossada pelo presidente Barack Obama que ainda irá passar pelo Senado.

De acordo com o advogado de Snowden, Ben Wizner, seu cliente está satisfeito com os rumos que as coisas estão tomando. Ele temia que suas revelações fossem ignoradas. Wizner fez questão de rebater as acusações dos críticos, que disseram que o ex-agente iria definhar na Rússia. “Sua vida é muito, muito rica e completa. Ele se tornou cidadão público notável. Ele tem sido capaz de usar a tecnologia para derrotar exílio e participar do debate que começou”.

Fontes:
NY Times-Snowden Sees Some Victories, From a Distance

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *