Início » Internacional » Snowden pede que Obama lhe conceda perdão
VAZAMENTO DE INFORMAÇÕES

Snowden pede que Obama lhe conceda perdão

Ex-funcionário da NSA responsável por revelar esquema de espionagem dos EUA quer que Obama o perdoe antes de encerrar o mandato

Snowden pede que Obama lhe conceda perdão
Pedido foi feito em entrevista ao jornal ‘Guardian’ (Foto: EBC)

O ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional americana (NSA) Edward Snowden, responsável por vazar o esquema de monitoramento praticado pelo governo americano, pediu ao presidente Barack Obama que lhe conceda o perdão antes de encerrar seu segundo e último mandato.

O pedido foi feito em entrevista ao jornal Guardian, a apenas três dias, da estreia do filme “Snowden”, do diretor Oliver Stone, em parceria com o próprio Snowden.

Segundo Snowden, o vazamento foi moralmente correto e benéfico para os cidadãos. “Se não fosse por esta divulgação, por essas revelações, estaríamos pior. Sim, há leis que dizem uma coisa, mas para isso existe o poder do perdão, para coisas que parecem ilegais no papel, mas que, quando examinadas do ponto de vista moral, da ética, quando vemos os resultados, parece que eram necessárias”, disse Snowden.

O pedido de Snowden contou com o apoio de renomados membros da política e da cultura americana. Bernie Sanders, senador que perdeu para Hillary Clinton a candidatura presidencial democrata, foi um dos que se posicionaram a favor do perdão. Segundo ele, as informações reveladas foram essenciais para que a sociedade americana pudesse entender a escala do abuso perpetrado pela NSA.

“Na minha opinião, os interesses da Justiça seriam melhor servidos se nosso governo concedesse a ele algum tipo de clemência ou acordo que o poupasse de uma sentença longa ou do exílio permanente”.

Snowden também recebeu o apoio de Michael Hayden, ex-diretor da NSA, da atriz americana Susan Sarandon e Daniel Ellsberg, ex-analista militar norte-americano responsável por vazar, em 1971, documentos sigilosos sobre as operações americanas na Guerra do Vietnã.

Apesar disso, é improvável que Obama conceda perdão a Snowden. Em 2014, o presidente americano já havia se posicionado contra a medida, afirmando que a forma sensacionalista como as informações foram reveladas “causaram mais mal do que bem”.

Fontes:
Valor-Snowden pede que Obama conceda perdão por vazamento de informações

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *