Início » Cultura » Artes Plásticas » Software de reconhecimento facial é usado para a identificação de retratos
História da arte

Software de reconhecimento facial é usado para a identificação de retratos

Pesquisadores criaram um algoritmo a partir de 271 retratos conhecidos para tentar descobri a identidade de 20 retratos cuja identidade era questionável

Software de reconhecimento facial é usado para a identificação de retratos
O retrato à esquerda é de Galileu Galilei, um dos físicos mais famosos da história. Mas o retrato à direita? Sua identidade divide a opinião dos estudiosos (Reprodução/Economist)

O retrato à esquerda é de Galileu Galilei, um dos físicos mais famosos da história. Mas o retrato à direita? Sua identidade divide a opinião dos estudiosos. Alguns acham que também é de Galileu; outros discordam. Divergências como essas são comuns em história da arte.

Por isso, Amit Roy-Chowdhury, um cientista da computação da Universidade da Califórnia, em Riverside, em colaboração com Conrad Rudolph, um historiador da arte, usou um software de reconhecimento facial, com a finalidade de solucionar esses impasses. Roy-Chowdhury criou um algoritmo no qual inseriu 271 retratos conhecidos feitos por 36 artistas, e vinte retratos cuja identidade era questionável. Um cientista cauteloso, Roy-Chowdhury enfatizou que os resultados são probabilísticos e não determinantes. No entanto, 12 dos vinte retratos assemelhavam-se a retratos já identificados (entre eles os retratos acima). Ainda mais curioso, dois retratos desconhecidos eram iguais. De acordo com os resultados do algoritmo, os retratos eram da mesma pessoa, mas a identidade da personagem retratada permanece um mistério.

Fontes:
Economist-Identifying portraits

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *