Início » Cultura » Stonehenge seria a fundação de uma antiga Meca
Mistério de Stonehenge

Stonehenge seria a fundação de uma antiga Meca

Segundo a nova teoria, as rochas pré-históricas seriam usadas para sustentar uma plataforma de madeira onde cerimônias eram realizadas

Stonehenge seria a fundação de uma antiga Meca
Nova teoria sugere que o sítio arqueológico Stonehenge fazia parte de uma antiga Meca (Reprodução/Getty Images)

Uma nova teoria sugere que o sítio arqueológico Stonehenge fazia parte de uma antiga Meca. Segundo a tese, as rochas pré-históricas seriam estacas de pedra usadas para sustentar uma plataforma de madeira onde cerimônias eram realizadas. O Patrimônio Mundial da UNESCO é alvo de debates e especulações há muito tempo. Algumas teorias apontam que o local era um templo, outras que era um calendário astrológico ou um centro de cura.

Porém, Julian Spalding, crítico de arte e ex-diretor de alguns dos principais museus do Reino Unido, afirmou que todas as teorias anteriores podem estar erradas. “Nós estávamos olhando para Stonehenge a partir de um ponto de vista errado”, disse Spalding, que não é arqueólogo.

Sua teoria é baseada em costumes de antigas civilizações distantes na China, Peru e Turquia, onde monumentos sagrados eram construídos no alto e em formato circular, possivelmente por alguma relação com os movimentos celestiais. Segundo Spalding, durante as primeiras civilizações, nenhuma cerimônia espiritual era feita no chão. “O faraó do Egito e o imperador da China eram sempre carregados – assim como o papa. Os pés de uma pessoa sagrada não podiam tocar o chão. Nós estávamos olhando para Stonehenge por uma perspectiva moderna”.

A teoria, no entanto, encontrou algumas resistências. O arqueólogo Aubrey Burl, especialista em círculos de rochas pré-históricas, disse que existe possibilidade da teoria de Spalding ser verdadeira, mas que deve ser estudada com cuidado e atenção. Já Barry Cunliffe, professor emérito da Universidade de Oxford, afirmou que não existe nenhuma evidência que comprove a teoria de Spalding.

Fontes:
The Guardian-Circular thinking: Stonehenge's origin is subject of new theory

1 Opinião

  1. Vitafer disse:

    O Papa já não é mais carregado, desceu para o chão…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *