Os suíços votaram contra uma proposta de reduzir a imigração em uma consulta realizada neste domingo, 30.
A proposta sobre a imigração, que previa reduzir de 80 mil para 16 mil por ano o saldo de entrada de estrangeiros — a diferença entre os que emigram e os que imigram —, foi rejeitada por 74% dos eleitores.
Apresentada pela organização Ecologia e População (Ecopop) sob o argumento de proteger os recursos naturais do país, a proposta sobre imigração pretendia impor um saldo migratório anual de apenas 0,2% da população residente.
O Ecopop diz que a Suíça está sendo “enterrada sob o concreto” devido ao crescente número de estrangeiros. Ainda de acordo com a organização, com a taxa de imigração crescendo entre 1,1% e 1,4% por ano, a população suíça atingiria os 12 milhões em 2050, o que aumentaria a demanda por infraestrutura urbana.
A Suíça tem atualmente 8,2 milhões de habitantes, sendo cerca de 25% estrangeiros — a maioria de países da União Europeia (UE).
A proposta sobre a imigração provocou uma onda de críticas ao redor do mundo, com argumentos de que a sua implementação prejudicaria a economia do país, além de isolá-lo da UE.
Fontes:
O Globo - Suíços rejeitam limites à imigração em plebiscito
218 visualizações
4 comentários
Democracia direta a funcionar!