Início » Internacional » Suíços são contratados para desarticular programas nucleares
CIA

Suíços são contratados para desarticular programas nucleares

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A Central de Inteligência Americana (CIA) contratou, há oito anos, o engenheiro suíço Friedrich Tinner e seus dois filhos para arruinar os programas atômicos da Líbia, do Irã e da rede clandestina do cientista nuclear paquistanês Abdul Qadir Khan. As informações foram divulgadas pelo site do New York Times, nesta segunda-feira.

Os três engenheiros são acusados de negociar com nações que buscam equipamentos e conhecimento em tecnologia nuclear. Durante quatro anos, a CIA pagou US$ 10 milhões aos suíços, para que eles fornecessem informações utilizadas por Washington, a fim de arruinar a rede de fornecimento de tecnologia de Abdul Qadir Khan e o programa nuclear do Irã e Líbia.

O caso foi prejudicado pelo fato de documentos importantes terem sido destruídos. Funcionários suíços afirmam que a ação foi feita para que as informações não caíssem nas mãos de terroristas. Porém o jornal americano alega que as provas foram destruídas pela CIA, com medo que sua ligação com os engenheiros fosse revelada.

Fontes:
Abril.com - CIA teria recrutado suíços para desarticular planos nucleares de nações párias

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *