Início » Internacional » Sul-africanos comemoram os 95 anos de Mandela
Aniversário de Madiba

Sul-africanos comemoram os 95 anos de Mandela

Líder da luta contra o Apartheid foi homenageado em diversas partes do país

Sul-africanos comemoram os 95 anos de Mandela
Mandela segue internado, mas seu estado de saúde apresentou melhora (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Nesta quinta-feira, 18, Nelson Mandela completa 95 anos. O aniversário do líder da luta contra o Apartheid foi comemorado pelos sul-africanos. Nas escolas, um coral composto por crianças homenageou Mandela, cantando parabéns a Madiba, como Mandela é carinhosamente chamado no país. “Se não fosse por tata (papai) Madiba, eu não estaria nesta escola. Ele é o meu herói”, disse o estudante Luzuho Mdizu, de 12 anos.

A população expressou seu carinho por Mandela através de cerimônias em homenagem ao líder. Em comemoração aos 67 anos de trabalho de Mandela, muitos sul-africanos dedicaram 67 minutos de trabalho voluntário, um minuto para cada ano de serviços prestados ao país pelo líder.

Após semanas em estado crítico, o estado de saúde de Mandela apresentou melhora. Segundo sua filha, Zindzi Mandela-Motlhajwa, o líder já está assistindo televisão com fones de ouvido. “É possível ver a mesma força e energia em seus olhos”, disse Zindzi. Membros da família que visitaram o líder disseram que, quando está acordado, Mandela sorri e se comunica com os olhos e com as mãos.

Centenas de pessoas se reuniram em frente ao hospital de Pretória, na África do Sul, onde Mandela está internado desde o dia 8 de junho. Flores e outras homenagens foram depositadas no local. Pelo país, sul-africanos de todas as raças juntaram as mãos em uma corrente humana, simbolizando a luta do líder por um país regido pela igualdade entre os cidadãos independentemente da raça.

Fontes:
The New York Times-Mandela Said to Be ‘Steadily Improving’ on 95th Birthday

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *