Início » Internacional » Suprema Corte dos EUA salva pela 2ª vez a lei do seguro de saúde de Obama
Obamacare

Suprema Corte dos EUA salva pela 2ª vez a lei do seguro de saúde de Obama

Por seis votos a três, juízes da Suprema Corte americana decidiram que o governo pode continuar a subsidiar seguro de saúde para todos os americanos

Suprema Corte dos EUA salva pela 2ª vez a lei do seguro de saúde de Obama
Obama comemorou a decisão da Suprema Corte como uma vitória de todos os americanos (Foto: Flickr)

Nesta quinta-feira, 25, pela segunda vez em três anos, a Suprema Corte dos EUA rejeitou um esforço político para anular o Affordable Care Act, a lei do seguro de saúde do governo Obama, mais conhecida como Obamacare.

Os ministros da Suprema Corte determinaram de forma assertiva que a lei pode permitir que o governo forneça subsídios fiscais em todos os estados do país para ajudar a classe média e os mais pobres a adquirir seguro de saúde, que se tornou universal. Opositores da lei argumentavam que é inconstitucional que o governo subsidie o seguro.

A decisão, tomada por seis juízes contra três, representa uma conquista legislativa para Obama e concretiza o seu legado na área da saúde. Em uma coletiva de imprensa no jardim da Casa Branca, Obama disse que o veredicto representa uma vitória não somente para ele, mas para todos os americanos.

“Cinco anos atrás, depois de quase um século de negociações, décadas de tentativas, um ano de debates bipartidários, finalmente declaramos que, nos Estados Unidos, seguro de saúde não é um privilégio para poucos, mas um direito de todos”, disse. “O Affordable Care Act está aqui para ficar.”

A lei tem sido eficaz até agora. Hoje, uma proporção maior de americanos em idade produtiva têm seguro de saúde do que em qualquer momento desde que o governo começou a registrar essas estatísticas, em  1997.

Fontes:
The New York Times - The Supreme Court Saves Obamacare, again

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *