Início » Internacional » Surto de ebola no Congo preocupa OMS
REUNIÃO DE EMERGÊNCIA

Surto de ebola no Congo preocupa OMS

Organização fará uma reunião de emergência nesta sexta para discutir o assunto

Surto de ebola no Congo preocupa OMS
Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diz que a situação é preocupante (Fonte: Reprodução/Reuters)

O surto de ebola na República Democrática do Congo preocupa autoridades. A Organização Mundial da Saúde (OMS) fará uma reunião de emergência nesta sexta-feira, 18, para discutir o assunto.

Membros da OMS ressaltam que é preciso considerar os riscos internacionais do avanço da doença. Nesta quinta-feira, 17, foi confirmado um novo caso suspeito de contaminação do vírus ebola no país africano.

Já são 40 casos suspeitos e 23 mortes registradas em decorrência da doença. O Congo enfrenta o nono surto da doença desde a descoberta do vírus, em 1976.

Neste novo ciclo, todos os contaminados residem na região de Bikoro, perto do Rio Congo. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a situação no Congo é preocupante.

Ações conjuntas coordenadas pela OMS, ONU, Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, além de entidades humanitárias, visam conter o surto da doença no país.

O vírus ebola pode matar, caso não seja tratado adequadamente. Ele é transmitido através do contato com animais selvagens contaminados e também pode ser transmitido de pessoa para pessoa. Entre os sintomas da doença estão febre, cansaço, dores musculares, dores de cabeça e na garganta, vômitos e diarreia.

Fontes:
EBC - OMS faz reunião de emergência para discutir epidemia de ebola

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *