Início » Internacional » Suspeitos de ataque em Paris integram listas antiterrorismo dos EUA
'Charlie Hebdo'

Suspeitos de ataque em Paris integram listas antiterrorismo dos EUA

Um dos suspeitos também teria ligação com a Al-Qaeda no Iêmen

Suspeitos de ataque em Paris integram listas antiterrorismo dos EUA
Cherif (esquerda) e Said Kouachi são apontados como responsáveis diretos pelo atentado (Fonte: Reprodução/AFP)

Os dois irmãos suspeitos de serem os responsáveis diretos pelo atentado contra o jornal Charlie Hebdo, em Paris, Cherif e Said Kouachi, integram listas antiterrorismo dos EUA.

Leia também: Suspeitos estariam cercados em uma casa no norte da França
Leia também: Morte à sátira

Dados de agências de inteligência da França e dos EUA revelam que um dos suspeitos também teria ligação com a Al-Qaeda no Iêmen.

De acordo com membros do alto escalão do governo norte-americano, que falaram sob condição de anonimato, Said Kouachi teria passado alguns meses no Iêmen em 2011 recebendo treinamento para usar armas de combate, como as usadas no ataque contra o jornal francês, e também aprendendo a fazer bombas.

Em entrevista à emissora CNN, fontes oficiais dos EUA ressaltaram, no entanto, que “muitos dados” sobre a viagem precisam ser confirmados.

Há também informações divulgadas por um oficial do Departamento de Segurança Interna dos EUA de que os nomes dos dois irmãos constam em uma lista de “no-fly” (que proíbe a presença em voos para ou a partir dos EUA) “durante anos” por suspeita de envolvimento com terrorismo.

O outro suspeito, Cherif Kouachi, foi preso na França em 2005 por ligação com um grupo que convocava jovens jihadistas para combate no Iraque. Ele cumpriu 18 meses de prisão e foi libertado em condicional.

Os dois irmãos continuam foragidos. Oitenta e oito mil agentes na França estão trabalhando nas buscas e na segurança contra possíveis novos atentados no país.

Fontes:
Uol - Suspeitos por atentado à revista constam em listas antiterrorismo dos EUA

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *