Início » Internacional » Tabaré Vázquez é eleito presidente do Uruguai
Eleições presidenciais

Tabaré Vázquez é eleito presidente do Uruguai

A vitória de Vázquez no segundo turno das eleições uruguaias já era esperada

Tabaré Vázquez é eleito presidente do Uruguai
Vázquez foi eleito neste domingo (Fonte: Reprodução/AFP)

O candidato de esquerda e ex-presidente Tabaré Vázquez foi eleito neste domingo, 30, para suceder José Mujica na presidência uruguaia.

O Tribunal Eleitoral do Uruguai informou que Vázquez obteve 1.226.105 votos (53,6%) contra 939.074 (41,1%) do candidato de centro-direita, Luis Lacalle Pou.

Tabaré Vázquez, médico oncologista de 74 anos, foi presidente do Uruguai entre 2005 e 2010.

Em seu primeiro pronunciamento após a divulgação dos resultados parciais do segundo turno das eleições uruguaias, Vázquez pediu um grande acordo para atender a áreas-chave como segurança, educação, saúde e infraestrutura.

Ainda de acordo com o Tribunal Eleitoral, cerca de 2,6 milhões de uruguaios estavam registrados para votar neste domingo, dia marcado por fortes chuvas no país, que, no entanto, não afastaram os eleitores das urnas.

No primeiro turno, a Frente Ampla (FA) de Vázquez recebeu 47,8% dos votos, garantindo a maioria na Câmara dos Deputados. O Partido Nacional (PN), de Lacalle Pou, obteve 30,9% dos votos.

A vitória de Vázquez no segundo turno das eleições uruguaias já era esperada. O novo mandato começa em 1° de março de 2015.

O jornal “El Observador” informou que Vázquez é o presidente mais votado dos últimos 70 anos no Uruguai, considerando os votos válidos. Este será o terceiro mandato consecutivo da Frente Ampla no país.

Fontes:
Uol - Tabaré Vázquez é eleito presidente do Uruguai com mais de 53% dos votos

1 Opinião

  1. Roberto1776 disse:

    Sá falta confirmar que os socialistas/comunistas uruguaios usaram a nossa BEBB (Brazilian Electronic Ballot Box).
    Aguardo informações do nosso site sobre este detalhe.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *