Início » Internacional » Taiwan pode ser primeiro país da Ásia a permitir casamento gay
IGUALDADE MATRIMONIAL

Taiwan pode ser primeiro país da Ásia a permitir casamento gay

Possível suicídio pode ter estimulado legisladores a priorizar o projeto de lei a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo

Taiwan pode ser primeiro país da Ásia a permitir casamento gay
Se Taiwan legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, isso vai passar uma mensagem forte para a região (Foto: Pixabay)

Mais de 4 bilhões de pessoas vivem na Ásia. No entanto, em nenhum país da Ásia é permitido o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Taiwan pode ser o primeiro  a mudar isso.

Leia mais: Justiça chinesa rejeita casamento gay

No último sábado, 29, mais de 80 mil pessoas ocuparam as ruas de Taipei, a capital de Taiwan, na parada de orgulho gay, lésbico, bissexual e transgênero, segundo os organizadores.

Em outubro, os legisladores do novo partido que lidera Taiwan, o Partido Democrático Progressista, apresentou um projeto de lei para eliminar a restrição de gêneros no casamento. A nova presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, já tinha apoiado a igualdade matrimonial no passado. Além disso, pesquisas recentes mostram que quase três quartos da população de Taiwan é a favor da igualdade.

O momento decisivo veio depois de uma tragédia. Em 16 de outubro, um professor francês que viveu por décadas em Taiwan morreu após cair do décimo andar. Seus amigos acreditam que tenha sido suicídio. Jacques Picoux, que tinha 67 anos, entrou numa profunda depressão depois que seu companheiro de muitos anos morreu de câncer. Pelas leis atuais de Taiwan, Picoux não pôde fazer parte das decisões médicas da vida de seu companheiro nem pôde lutar judicialmente pela propriedade onde moravam.

A tragédia parece ter estimulado os legisladores a priorizar o projeto de lei. Antes do partido atual assumir a liderança, o Kuomitang ficou no poder por décadas. Este partido se opunha a legislação a favor da igualdade no matrimônio.

Se Taiwan legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, isso vai passar uma mensagem forte para a região. A homossexualidade é um tabu em vários países da Ásia oriental e ainda é ilegal na Malásia e em muitos lugares do sul da Ásia.

 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *