Início » Internacional » Tecnologia japonesa permite detectar embriaguez ao volante
Prevenção de acidentes

Tecnologia japonesa permite detectar embriaguez ao volante

Dispositivo pode ser implantado no assento do veículo e identifica variações do batimento cardíaco próprias do consumo de álcool, uso de drogas, infarto ou sonolência

Tecnologia japonesa permite detectar embriaguez ao volante
Dispositivo capta o som e a vibração produzidos pelo sistema cardiovascular pelas das costas (Reprodução/EFE)

Pesquisadores japoneses desenvolveram um dispositivo capaz de detectar embriaguez, uso de drogas ou sonolência ao volante.

O sensor é instalado no assento do motorista (ou em uma cama) e permite averiguar a frequência cardíaca, identificando irregularidades nos batimentos ou risco de infarto. A novidade foi publicada pelo Nikkei Technology.

O aparato co-desenvolvido pela Universidade de Hiroshima, pela Universidade de Tokyo e pela empresa Delta Tooling, capta o som e a vibração produzidos pelo sistema cardiovascular pelas das costas.

Composto por um microfone integrado em um complexo entrelaçado de tecido espumoso, o dispositivo detecta com clareza a onda do pulso aórtico (mescla de som e vibração que o sistema cardiovascular produz na pele), sem que ruídos externos interfiram na aferição. Por meio dessas características, é capaz de identificar variações ou irregularidades próprias do consumo de álcool ou de drogas, por inércia ou por uma falha cardíaca.

O dispositivo também poderá ser utilizado no combate aos acidentes provocados pelo infarto ao volante, causa que responde por 50% das mortes em acidente de trânsito na cidade de Tóquio, segundo um estudo do governo metropolitano da capital do Japão.

Fontes:
Agência EFE-Desenvolvido no Japão assento que detecta embriaguez do motorista

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *