Início » Internacional » Tempestade tropical Dorian chega a Porto Rico nesta quarta
ESTADOS UNIDOS

Tempestade tropical Dorian chega a Porto Rico nesta quarta

Tempestade deve ganhar forças e se tornar um furacão de categoria 2 a caminho da Flórida, onde deve chegar no próximo final de semana

Tempestade tropical Dorian chega a Porto Rico nesta quarta
República Dominicana, Bahamas e ilhas Turcas e Caicos estão no caminho do Dorian (Foto: NHC/NOAA)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A tempestade tropical Dorian, que deve atingir Porto Rico ainda nesta quarta-feira, 28, pode se tornar um furacão de categoria 2 a caminho da Flórida. A previsão é que Dorian chegue à Flórida entre o próximo domingo, 1º de setembro, e a próxima segunda-feira, 2.

Pelas redes sociais, as contas governamentais de Porto Rico reforçam a necessidade de atenção aos cidadãos. Na noite da última terça-feira, 27, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou a declaração de estado de emergência em toda a região. São esperados ventos intensos e fortes chuvas na região.

“Penso que como se está falando da tormenta desde a sexta-feira passada, a população está preparada. E como os ventos são de apenas 50 milhas por hora (80 Km/h), as pessoas estão confiantes”, afirmou à agência de notícias AFP o líder comunitário Hevel Vélez na última terça-feira.

Porto Rico foi atingido, em setembro de 2017, pelo furacão Maria, que provocou ventos superiores a 250 km/h. Segundo um estudo divulgado em agosto de 2018, Maria provocou a morte de 2.975 pessoas.

Até o momento, Dorian continua se mantendo como uma tempestade tropical, mas ganha forças a cada hora. Na noite da última terça-feira, a tempestade tropical contava com ventos de 85 km/h. Já na manhã desta quarta-feira, os ventos são de aproximadamente 96 km/h. Dorian pode ser considerado um furacão ao passar de 119 km/h.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês), a tempestade deve alcançar a potência de um furacão ao passar pelo sudoeste de Porto Rico. Nos próximos dias, o fenômeno pode alcançar até 160 km/h, segundo estimativas do NHC.

A previsão é que a tempestade deve chegar pelo leste da República Dominicana ainda nesta quarta-feira, atravessando as Bahamas e as Ilhas Turcas e Caicos nas próximas quinta, 29, e sexta-feira, 30. Já entre o final de semana e o início da próxima semana, a Flórida deve sofrer com os impactos do Dorian.

Pelas redes sociais, o governador da Flórida, o republicano Ron DeSantis, pediu para que os cidadãos verifiquem os estoques de emergência, preparando para os possíveis impactos provocados pelo Dorian, que podem incluir desde ventos fortes até inundações.

Fontes:
AFP-Porto Rico se mobiliza para chegada de Dorian
NPR-Dorian Will Hit Florida As Category 2 Hurricane, New Forecast Says

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *