Início » Cultura » Termina a Batalha de Stalingrado
Nesta Data

Termina a Batalha de Stalingrado

No dia 2 de fevereiro de 1943, acabou a Batalha de Stalingrado, a maior da Segunda Guerra Mundial

Termina a Batalha de Stalingrado
Soldado nazista patrulha a cidade de Stalingrado em ruínas. Ela era considerada posição estratégica por Hitler (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 2 de fevereiro de 1943, acabou a batalha de Stalingrado, a maior da Segunda Guerra Mundial, após as forças germânicas se renderem. A batalha ocorreu na cidade que à época era conhecida como Stalingrado, mas hoje chama-se Volgogrado. Nela os soldados da Alemanha e da URSS lutaram por quase um ano. Os soviéticos saíram vitoriosos. Mais de 1,5 milhão de soldados morreram no confronto e seu fim marcou a derrocada do Terceiro Reich Alemão.

O conflito começou em 19 de agosto de 1942, após um bombardeio das forças germânicas sobre a cidade, que era considerada um ponto de conquista estratégico pelas forças nazistas. Caso conseguisse o domínio da cidade, a Alemanha teria praticamente consolidado seu caminho até Moscou.

O exército de Hitler chegou a conquistar a maior parte da cidade, mas a resistência feroz de seus moradores impediu que ele a tomasse por completo. As forças alemãs, desgastadas pela fome e o frio intenso do inverno russo, se enfraqueceram e deram espaço para a ofensiva de retomada do território feita pelo exército soviético.

O comandante alemão Paulus foi promovido ao cargo de marechal-de-campo, uma indicação de Hitler de que não aceitaria a rendição dele e de suas tropas, pois nunca um marechal-de-campo nazista se rendeu, o que seria um “vexame inimaginável”. Apesar disso, Paulus se rendeu e entregou o resto de suas tropas no dia 2 de fevereiro de 1943, dando fim à Batalha de Stalingrado.

Fontes:
InfoEscola-Batalha de Stalingrado

2 Opiniões

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Paulus não foi derrotado pelo Exército Vermelho. A Wehrmacht foi aniquilada pelo inverno rigoroso de 1943; os soldados morreram de frio, congelados em suas trincheiras.

  2. Salim disse:

    A biblia previu na sua narraçao sobre o maldito AMALEK,( que nao foi totalmente extirpado) a continua presença do espirito do mal como sua descendencia. e o Espirito do Louco HITLER ” MAH SHEMO’ que seu nome seja apagado, como dizemos em hebraico” certamente e desta linhagem, que continua a semear maldades, conflitos e guerras no nosso fragil planeta terra. o Brasil e a America Latina que se cuidem!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *