Início » Cultura » Termina a Guerra Civil Espanhola
Nesta Data

Termina a Guerra Civil Espanhola

No dia 1° de abril de 1939, terminou a Guerra Civil Espanhola, com vitória dos nacionalistas e um saldo de pelo menos 330 mil mortos

Termina a Guerra Civil Espanhola
Refugiados da Guerra Civil Espanhola lotam as estradas a Perpignan Le Perthus, França. Hitler usou o conflito para testar seus armamentos para a Segunda Guerra Mundial (Foto: Reprodução/Three Lions/Getty Images)

A Guerra Civil Espanhola foi um dos conflitos mais sangrentos da história da humanidade. Não há exatidão nos números, mas acredita-se que houve entre 330 e 405 mil mortos. Mais de meio milhão de prédios foram destruídos. No dia 1° de abril de 1939, o general Francisco Franco declarou o fim da guerra e assumiu o governo espanhol.

O início da guerra aconteceu em 1936, após a vitória da Frente Popular, partido de ideologia socialista, nas eleições contra a Frente Nacionalista, partido conservador com ideias fascistas. O primeiro queria evitar a expansão do fascismo que já dominava a Itália e a Alemanha. O segundo queria impedir a implantação de um governo socialista.

Em meio a uma situação caótica na economia, ainda reflexo da crise de 1929, os direitistas tramavam golpes para tentar minar o partido rival. A guerra eclodiu quando um dos líderes dos conservadores, José Calvo Sotelo, foi morto por milícias republicanas, em 13 de julho de 1936.

Quatro dias depois, os militares deram um golpe de estado e o generalíssimo Francisco Franco assumiu a liderança do exército espanhol. A reconciliação não foi possível, pois nenhum dos dois lados quis ceder. Franco assumiu o controle de regiões como Navarra, Galícia e Aragão, enquanto Madri, Barcelona e Valencia permaneceram nas mãos da frente Popular, dividindo o país.

A Guerra Civil Espanhola foi uma prévia do que aconteceria pouco tempo depois, com o início da Segunda Guerra Mundial. Itália e Alemanha apoiaram os conservadores e se aproveitaram do conflito espanhol para testar seus armamentos. Os socialistas receberam apoio da União Soviética.

Os socialistas resistiram em Madri, capital espanhola era muito bem protegida e dificultou a campanha conservadora, mas aos poucos o exército franquista mostrou sua força e foi conquistando território até ter o controle do país em suas mãos. No dia 1° de abril de 1939, o general anunciou o fim do conflito com vitória dos Nacionalistas.

Fontes:
Eurochannel-A Guerra Civil Espanhola

1 Opinião

  1. Roberto1776 disse:

    No Brasil, não haverá uma guerra deste tipo. Já está tudo na mão dos comunas. Felizmente ainda existem algumas saídas:
    Santana do Livramento, Foz do Iguaçu e os aeroportos internacionais (por enquanto). Na Venezuela e em Cuba já está tudo fechado.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *