Início » Internacional » Termina a Guerra das Malvinas
NESTA DATA

Termina a Guerra das Malvinas

Em 14 de junho de 1982, terminou a Guerra das Malvinas com a rendição dos argentinos

Termina a Guerra das Malvinas
Depois de dois meses de conflito, os argentinos se renderam (Reprodução/Wikimedia)

A Guerra das Malvinas foi um conflito entre Argentina e Inglaterra pela posse de um arquipélago, que fica próximo ao litoral do país sul-americano, iniciado em abril de 1982. Os argentinos acreditam até hoje ter direito ao território após sua independência, em 1822, já os britânicos afirmam ter colonizado as ilhas, em 1833, e as ocupado desde então.

O começo de tudo foi em 1982, quando o governo de Leopoldo Galtieiri resolveu invadir as Malvinas, pois considerava as ilhas como sua extensão territorial histórica. De acordo com pesquisadores, o confronto foi uma forma de Galtieri fortalecer o regime militar que já estava em seus últimos anos na Argentina.

Margaret Thatcher, então chanceler britânica, respondeu à altura, enviando mais que o dobro de soldados ao local. O conflito durou mais de dois meses, encerrando-se no dia 14 de junho de 1982, quando os argentinos se renderam. Pelo menos 907 pessoas morreram na guerra, 258 britânicos e 649 argentinos.

Em fevereiro de 2012, 30 anos depois do embate, o governo argentino pediu a reabertura das negociações sobre a soberania do arquipélago. Eles acusam os britânicos de militarizar a região.

Fontes:
G1-Entenda a Guerra das Malvinas

1 Opinião

  1. percio disse:

    sul americanos ?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *