Início » Internacional » Termina a Primeira Guerra Mundial
NESTA DATA

Termina a Primeira Guerra Mundial

No dia 11 de novembro de 1918, terminou a Primeira Guerra Mundial, que tirou a vida de cerca de 9 milhões de soldados e deixou outros 21 milhões feridos

Termina a Primeira Guerra Mundial
A chamada Grande Guerra tirou a vida de cerca de 9 milhões de soldados (Foto: Wikimedia)

No dia 11 de novembro de 1918, chegou ao fim a Primeira Guerra Mundial, que ficou conhecida como Grande Guerra. Cerca de 9 milhões de soldados morreram e outros 21 milhões ficaram feridos. Para piorar, o conflito causou indiretamente a morte de dez milhões de civis.

No dia 7 de novembro daquele ano, o chanceler alemão, Max von Baden, enviou delegados a Compiègne, França, para negociar uma trégua. Apenas no dia 11 que o Armistício de Compiègne foi assinado entre os Aliados e a Alemanha.

A Alemanha e a França foram os dois países que mais tiveram baixas na guerra. Cada um enviou  cerca de 80% de sua população do sexo masculino com idades entre 15 e 49 anos para os campos de batalha.

Depois do armistício veio o tratado de paz de Versalhes, celebrado em 1919. O tratado estabelecia que a grande derrotada, a Alemanha, teria que reduzir suas tropas pela metade, pagar pesadas indenizações aos países vencedores, ceder todas as suas colônias e devolver a Alsácia-Lorena à França. A Alemanha ressentida, duas décadas depois, listou o tratado como uma das grandes causa da Segunda Guerra Mundial.

 

Fontes:
OperaMundi- Hoje na História: 1918 - Alemanha assina armistício que põe fim à Primeira Guerra Mundial

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *