Início » Internacional » Termina oficialmente a Segunda Guerra Mundial
Nesta Data

Termina oficialmente a Segunda Guerra Mundial

No dia 2 de setembro de 1945, termina oficialmente a Segunda Guerra Mundial após a assinatura formal da Ata de Rendição do Japão

Termina oficialmente a Segunda Guerra Mundial
O ministro das Relações Exteriores do Japão, Mamoru Shigemitsu, assina a ata de rendição de seu país (Foto: Wikimedia)

Teoricamente, a Segunda Guerra Mundial se encerrou quando o imperador japonês Hirohito anunciou a rendição de seu país no rádio, no dia 15 de agosto de 1945. Porém, a ata de rendição do Japão só foi assinada no dia 2 de setembro de 1945, oficializando o término do conflito.

A ata foi assinada pelos representantes do Império do Japão, dos Estados Unidos, da República da China, do Reino Unido, da URSS, entre outros países, na baía de Tóquio a bordo do USS Missouri.

Diferentemente do caso da Alemanha, a rendição japonesa não foi incondicional. Parte do governo asiático foi mantido no poder após o fim da guerra. Além disso, o país não foi dividido, como ocorreu  na Alemanha, por soviéticos e americanos, apenas os soldados dos EUA ocuparam o Japão.

A Alemanha teve todo o seu governo destituído e foi completamente desmilitarizada, assim como já havia sido ao fim da Primeira Guerra Mundial. A proibição de forças ofensivas também foi imposta ao Japão, apenas parte de suas forças armadas foi mantida, mas sob controle dos Estados Unidos.

O tratado de paz pós-Segunda Guerra foi assinado anos depois, no dia 8 de setembro de 1951, em São Francisco. Ele contou com a assinatura das 47 nações aliadas durante o conflito e possibilitou ao Japão recuperar sua autonomia política e se livrar da supervisão americana. Hoje, o país mantém laços estreitos com os EUA.

Após a entrada em vigor do acordo de paz, no dia 28 de abril de 1952, o Japão entrou em uma fase de grande expansão econômica, investindo em tecnologia. Em poucos anos, o Japão se tornou uma das nações mais poderosas do planeta.

Fontes:
Opera Mundi-Hoje na História: 1945 - Rendição do Japão marca fim da Segunda Guerra Mundial

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *