Início » Internacional » Terra pode sofrer um fenômeno solar perigoso em 2024
Alerta do Espaço

Terra pode sofrer um fenômeno solar perigoso em 2024

Segundo a Nasa, a 'tempestade solar perfeita' pode provocar apagões de energia generalizados e danificar tudo que esteja ligado na tomada

Terra pode sofrer um fenômeno solar perigoso em 2024
A tempestade solar poderá atingir a Terra em 10 anos (Reprodução/Nasa)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

De acordo com um estudo feito pela Universidade do Colorado, em parceria com a Nasa, há 12% de chance de que em 10 anos uma nuvem procedente de uma tempestade solar extrema possa alcançar em cheio a Terra. Esse mesmo fenômeno ocorreu há dois anos, no dia 23 de julho de 2012, mas não atingiu o planeta.

“Se tivesse nos atingido, ainda estaríamos catando os pedaços”, afirma Daniel Baker, coautor da investigação publicada na revista Clima Espacial. Baker descreveu em seu artigo como a poderosa ejeção de massa coronal (grandes erupções de gás ionizado a alta temperatura, provenientes da coroa solar) atravessou a órbita da Terra em 2012. Felizmente, devido à órbita terrestre, o planeta  não estava ali no momento e a nuvem golpeou a nave espacial Stereo. “Se a erupção tivesse ocorrido apenas uma semana antes, a Terra teria sido atingida”, diz Baker.

Mas o que é uma tempestade solar extrema? Elas começam com um estrondo ou explosão solar no dossel magnético das manchas solares. Assim, os raios-X e radiação ultravioleta em grau extremo atingem a Terra à velocidade da luz, ionizando as camadas superiores da atmosfera. O fenômeno provoca falhas no GPS e apagões de rádio.

Depois disso, surgem as partículas energéticas que poderão eletrificar os satélites, danificando seus componentes eletrônicos. Em seguida, a ejeção de massa coronal, com nuvens de um bilhão de toneladas de plasma magnetizado, “poderia provocar apagões de energia generalizados, desconectando tudo que estiver ligado na tomada”, informou a Nasa.

“A princípio me surpreendeu bastante o fato das possibilidades serem tão altas, mas as estatísticas parecem estar corretas”, esclarece Pete Riley, físico de Predictive Science.

Fontes:
Muy Interesante-En 2024 podría haber un fenómeno solar catastrófico en la Tierra
ABC-Cuando nos libramos de una catástrofe mundial por solo una semana

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

9 Opiniões

  1. Debora disse:

    É a volta de jesus

  2. Benedito Lacerda disse:

    Débora, você acha que jesus vai pegar uma carona voando nessa nuvem? E conta pra nós, ele voltar vai ser bom ou ruim?

  3. claudio disse:

    E sobre o asteroide vindo de encontro a terra.

  4. Derico disse:

    Em 10 anos temos que viver como nunca! vai que essa nuvem é mais radioativa do que se imagina?

  5. Juliano disse:

    Jesus perdeu a carona em 1989, quando uma tempestade impediu o funcionamento de usinas nucleares nos EUA, deixando grandes regiões sem energia elétrica por semanas. Em 2012, ele pode ter passado passado direto, pois a nuvem não fez parada na Terra. Mas, desta vez, a convicção da amiga me faz crer que talvez ela esteja certa, Jesus vai realmente voltar! Não importa se esse evento já tenha ocorrido milhares de vezes desde o surgimento do planeta e que Jesus não tenha voltado em nenhum deles. Sempre que a ciência aventar a possibilidade de um desastre iminente devido a um fenômeno físico natural, como esse que tem cerca de 12% de chance de ocorrer, e alguém disser que é a volta de Jesus, sinto que devo acreditar nisso piamente como se houvesse 100% de chance do retorno acontecer, pois realmente faz todo sentido. Não, pensando bem, não faz não.

  6. carlos disse:

    Antes disso o mundo pode acabar em guerras insanas, com mais de 12% de probabilidade de acontecer.

  7. Vitafer disse:

    Jesus está pouco se lixando por essas opiniões estrombóticas. Ele sabe o quê, como e quando fazer.

  8. Amaro Degustação Profética disse:

    em 2024 o Anticristo vai se manifestar!

  9. Márcio Belmiro disse:

    Amados amigos e irmãos, uma coisa é certa a profecia de Deus tá se cumprindo quer queira ou não, uma coisa é certa 2017 a 2024 estamos vivendo 7 anos de tribulação como diz a Bíblia, após isso o caos vai se instalar insanamente no mundo…. Pesquisem como diz o ditado um raio não cai duas vezes no mesmo lugar

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *