Início » Internacional » Terremoto mata 350 e deixa mais de 2 mil feridos no Equador
7.8 GRAUS DE MAGNITUDE

Terremoto mata 350 e deixa mais de 2 mil feridos no Equador

Governo do Equador decreta estado de emergência após país ser abalado pelo pior terremoto já registrado desde a década de 1970

Terremoto mata 350 e deixa mais de 2 mil feridos no Equador
A maioria das mortes ocorreu na província costeira de Manabí (Foto: Carlos Silva/El Ciudadano)

Na noite do último sábado, 16, o Equador foi abalado por um dos piores terremotos já registrados no país em décadas.

O tremor, de 7.8 graus de magnitude, durou mais de um minuto e deixou pelo menos 350 mortos e 2.527 feridos. A maioria das mortes ocorreu em Manabí, província costeira localizada no noroeste do país. Cerca de 370 prédios da região foram destruídos pelo tremor. O tremor também foi sentido na capital Quito e em algumas partes do Peru e da Colômbia.

O presidente Rafael Correa, que estava em uma curta viagem pela Europa, interrompeu sua agenda e decretou estado de emergência em seis das 24 províncias do país. Ele exortou a população a ser forte enquanto o governo avalia os danos e perdas causados pelo terremoto.

Cerca de 4.600 agentes da Polícia Nacional e 10.400 oficiais das Forças Armadas do país foram mobilizados pelo governo como parte do decreto de emergência. Além disso, centenas de médicos, agentes de saúde e de equipes de resgate trabalham nas áreas afetadas.

O Equador tem um histórico de terremotos violentos, mas o do último sábado é tido como um dos piores já registrados no país desde a década de 1970. O epicentro do terremoto foi estimado em 19 km de profundidade, a 27 km da cidade de Muisne.

Fontes:
The New York Times-Scenes of Ruin After Ecuador Earthquake Kills Hundreds

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. carlos alberto martins disse:

    ja tenho assentado no ON minha opinião sobre os cataclismas em nosso planeta.o que a natureza vai nos aprontar,será bem pior.o ser humano com suas mudanças em nosso solo,isto é, grandes retençoes de agua ,para fazer hidroeletricas,desmatamentos,aglomeração de predios e distribuição desordenada de peso,fará com que o planeta fique com seu eixo completamente sem o perfeito balanceamento,criando tremores com maior frequencia.a Terra levou milhões de anos para que a distribuição de peso,fosse bem dividido.È como a roda de um carro,se não estiver bem balanceada,a trepidação no volante,irá tirar a estabilidade do mesmo.posso ser chamado de louco em minhas previsões,mais,o futuro é quem dirá se não tenho razão.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *