Início » Internacional » Terremoto no Nepal afetou 8 milhões de pessoas
Relatório da ONU

Terremoto no Nepal afetou 8 milhões de pessoas

Segundo a ONU, mais de um quarto da população do país foi afetada pelo forte tremor do último sábado

Terremoto no Nepal afetou 8 milhões de pessoas
Terremoto destruiu vários edifícios na capital do Nepal (Fonte: Reprodução/Getty Images)

De acordo com a ONU, oito milhões de pessoas foram afetadas pelo terremoto de 7,9 graus na escala Richter que atingiu o Nepal no último sábado, 25. Trata-se de mais de um quarto da população do país.

Leia também: Réplicas do terremoto continuam a assolar o Nepal

O Nepal já começou a receber ajuda internacional, mas, segundo a ONU, 1,4 milhão de pessoas ainda precisam receber suprimentos.

O forte terremoto destruiu várias construções nos centros urbanos, principalmente na capital Katmandu, e também afetou gravemente as áreas rurais.

O número de mortos em decorrência do abalo já passou de 4,3 mil e pelo menos 8 mil pessoas ficaram feridas.

O último relatório do coordenador local da ONU revelou que, “de acordo com as estimativas iniciais e com base no último mapeamento de intensidade do terremoto, 8 milhões de pessoas em 39 distritos foram afetadas, das quais mais de 2 milhões estão em 11 distritos gravemente afetados”.

Autoridades estimam que 90% das pessoas foram afetadas pelo terremoto nas áreas rurais do Nepal. Muitas delas ainda estão isoladas por causa de deslizamentos de terra nas estradas. O vento e a chuva também têm dificultado os trabalhos de resgate.

O custo de reconstrução após o terremoto pode chegar a US$ 5 bilhões, segundo estimativa da consultoria internacional IHS. O valor é equivalente a 20% do PIB nepalês.

Fontes:
BBC Brasil - Terremoto afetou 8 milhões, mais de um quarto da populaçao do Nepal, diz ONU

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *