Início » Internacional » Testemunhas de Jeová podem ser banidas da Rússia
ENTIDADE RELIGIOSA

Testemunhas de Jeová podem ser banidas da Rússia

Governo russo acusa organização religiosa de promover atividades extremistas no país

Testemunhas de Jeová podem ser banidas da Rússia
O Ministério da Justiça russo incluiu a sede russa da instituição na lista de organizações não-governamentais e religiosas proibidas por exercerem atividades extremistas (Foto: Reprodução/Youtube)

A Suprema Corte da Rússia poderá banir nesta quarta-feira, 5, a organização religiosa Testemunhas de Jeová do país. A decisão segue um pedido do governo russo, que considera a entidade como uma “organização extremista”.

No mês passado, o Ministério da Justiça russo incluiu o Centro de Direção das Testemunhas de Jeová, sede da instituição em São Petesburgo, na lista de organizações não-governamentais e religiosas proibidas por exercerem atividades extremistas. A organização tem em torno de 400 filiais por todo o país e cerca de 175 mil seguidores.

As autoridades russas acusam a instituição de armazenar e difundir literatura religiosa de caráter extremista, incluindo panfletos que “incitam o ódio a outros grupos religiosos”. Para a Comissão dos Estados Unidos sobre Liberdade Religiosa Internacional, a decisão do governo russo ameaça “eliminar a existência legal” da religião.

No ano passado, a Rússia introduziu uma série de leis antiterrorismo, o que afetou diversas atividades religiosas no país – uma Corte regional chegou a ordenar a deportação de seis missionários da chamada Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Em 2015, um tribunal baniu uma filial da Igreja da Cientologia em Moscou.

Na opinião de especialistas ouvidos pelo jornal americano New York Times, as acusações de extremismo ocorrem pelo fato da organização religiosa se opor completamente à violência e ao militarismo russo. Com isso, o grupo não celebra festivais patrióticos promovidos pelo Kremlin, como as comemorações da vitória sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial e a anexação da Crimeia em 2014.

Além disso, os seguidores da religião são proibidos de votar. “Na perspectiva do Estado russo, as Testemunhas de Jeová são completamente separadas”, afirmou Geraldine Fagan, autora do livro Believing in Russia – Religious Policy After Communism. “Eles não se envolvem com a política, mas isso é visto como um desvio político suspeito”, acrescentou.

Outro ponto levantado por Fagan é o fato da sede internacional da organização religiosa ser nos Estados Unidos, o que faz com que teorias conspiratórias ganhem força no Kremlin. “A ideia de uma atividade religiosa pública e independente estar totalmente fora do controle do Estado liga o sinal de alerta para a Igreja Ortodoxa russa e os serviços de segurança do país”, explicou.

Fontes:
New York Times-Russia Moves to Ban Jehovah’s Witnesses as ‘Extremist’
Time-Russian Supreme Court Considers Outlawing Jehovah's Witness Worship
News Week-U.S.: Russia's ban of Jehovah’s Witnesses as ‘Extremist’ shows that Moscow views all independent religions as a threat

1 Opinião

  1. Luiz Paulo disse:

    Tomei conhecimento da decisão do governo Russo, de embargar as atividades de nossos irmãos neste país, através de nosso site

    Expresso minha grande preocupação com meus irmãos “Testemunhas de Jeová” Russos, meu profundo respeito pelas autoridades Russas.

    Me permitam dizer com categoria que, as “Testemunhas de Jeová”, não são um Grupo Extremista, não são, e nem representam uma ameaça à sociedade humana como um todo, muito pelo contrário, têm ajudado muito a toda humanidade as virtudes que pertencem ao Cristo, filho de Deus.

    As “Testemunhas de Jeová”, são um povo pacífico, com longo histórico de beneficiar toda sociedade humana, ajudando milhões em todo o mundo a se tornarem pais melhores, mães melhores e filhos melhores. Eu particularmente, fui muito ajudado e beneficiado como filho melhor e adulto melhor, depois que ingressei minha vida nos caminhos da Organização das “Testemunhas de Jeová”.

    Meu desejo sincero é que eles, analisem de forma melhorada a decisão tomada pelo governo em relação às “Testemunhas de Jeová”.

    Estou triste, mas alegre em poder participar desta Campanha, me sinto confiante de que Jeová está no controle!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *