Início » Internacional » Theresa May convoca eleições antecipadas no Reino Unido
REINO UNIDO

Theresa May convoca eleições antecipadas no Reino Unido

A primeira-ministra britânica antecipa pleito para o próximo dia 8 de junho visando fortalecer o governo para concluir o processo do Brexit

Theresa May convoca eleições antecipadas no Reino Unido
'Necessitamos uma eleição geral, e a necessitamos agora', declarou May (Foto: Jay Allen/Crown Copyright)

A primeira ministra-britânica Theresa May anunciou nesta segunda-feira, 18, que as eleições no Reino Unido serão antecipadas para o próximo dia 8 de junho. A decisão de antecipar o pleito, que estava previsto para maio de 2020, tem como objetivo fortalecer o governo de May para negociar a retirada do Reino Unido da União Europeia (UE).

“Necessitamos uma eleição geral, e a necessitamos agora”, declarou May à imprensa, em frente à residência oficial dos chefes de governo britânicos, em Downing Street. A medida, que precisará de aprovação parlamentar, já conta com o apoio do principal líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, e da primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon.

Em seu pronunciamento, May disse que precisava de uma liderança forte para concluir o Brexit, em um processo que deve durar pelo menos dois anos. “Cheguei à conclusão de que a única maneira de garantir estabilidade e segurança para os próximos anos é convocar esta eleição antecipada”, explicou a primeira-ministra.

Além disso, ela afirmou que os outros partidos se opõem aos planos do governo para conduzir o Brexit e que não mudará sua posição diante do processo. Algumas pesquisas apontam que a popularidade de May supera em 20 pontos percentuais a de Jeremy Corbyn.

May está à frente do parlamento britânico há nove meses, sucedendo David Cameron, que renunciou logo após o eleitorado britânico aprovar o Brexit. Desde então, a primeira-ministra segue indicando que manterá a decisão de retirar o Reino Unido da UE, mas descartava a hipótese de convocar novas eleições parlamentares.

Fontes:
El País-Theresa May convoca eleições antecipadas para 8 de junho no Reino Unido
G1-Premiê britânica propõe eleições antecipadas para 8 de junho

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *