Início » Vida » Ciência » Todos os 52 passageiros de navio preso no gelo da Antártida são resgatados
Encalhados no gelo

Todos os 52 passageiros de navio preso no gelo da Antártida são resgatados

Resgate envolveu helicóptero e quebra-gelo, para onde os passageiros foram levados. Tripulação de 22 russos permanece a bordo do navio encalhado

Todos os 52 passageiros de navio preso no gelo da Antártida são resgatados
Helicóptero de resgate teve de pousar em heliporto improvisado no meio do gelo da Antártida (Reprodução/Getty)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Todos os 52 passageiros de um navio de pesquisa preso no gelo da Antártida desde o dia 24 de dezembro foram transferidos de helicóptero para um quebra-gelo australiano nesta quinta-feira, 2, informou a Autoridade de Segurança Marítima da Austrália.

O resgate põe fim a uma saga que começou quando o navio de pesquisa russo, MV Akademik Shokalskiy, ficou preso no gelo excepcionalmente espesso da região.

Autoridades tentaram diversas manobras de resgate nos últimos dias, mas todas haviam fracassado até agora por causa das condições traiçoeiras da região nesta época do ano.

Nesta quinta-feira, as autoridades australianas deram início a um plano envolvendo um helicóptero de resgate e um quebra-gelo, para onde os passageiros seriam levados. O helicóptero pousou em um heliporto improvisado no gelo perto do navio de pesquisa e teve de fazer algumas viagens até conseguir retirar todos os 52 passageiros da embarcação encalhada.

Os 22 membros da tripulação decidiram permanecer a bordo até o gelo ceder e permitir a livre passagem do MV Akademik Shokalskiy. Segundo o capitão, há mantimentos suficientes para mantê-los “por um longo tempo” no gelo se for preciso.

Os passageiros resgatados foram levados para o quebra gelo Aurora Australis, que só deve aportar em Hobart, na Austrália, em meados de janeiro. O Aurora Australis deve parar para abastecer na base australiana da Antártida antes de retomar a viagem até Hobart.

 

Fontes:
CNN - All 52 passengers rescued from ship trapped in Antarctic ice

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *