Início » Internacional » Tony Blair é eleito primeiro-ministro do Reino Unido
Parlamento Britânico

Tony Blair é eleito primeiro-ministro do Reino Unido

Em 2 de maio de 1997, o líder do Partido Trabalhista britânico, Tony Blair, se tornou o primeiro-ministro britânico

Tony Blair é eleito primeiro-ministro do Reino Unido
Tony Blair conquistou um índice de aprovação de 83% nos três primeiros meses do governo (Reprodução/Internet)

Tony Blair formou-se em direito pela Universidade de Oxford e, em 1987, tornou-se membro do Partido Trabalhista no Parlamento britânico. Com a morte do líder trabalhista John Smith, em 1994, Blair foi escolhido seu sucessor, sendo o mais jovem a frente do partido, aos 41 anos.

Depois de 18 anos de governos conservadores, marcados pela era thatcherista, o Partido Trabalhista venceu as eleições do Parlamento britânico de 1997, derrotando por ampla maioria o conservador John Major. No dia 2 de maio de 1997, Tony Blair assume o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido e iniciou uma série de reformas econômicas.

Chamadas de “Revolução Trabalhista”, as medidas seguiam o princípio “trabalho para os que podem trabalhar” e “assistência para os que não podem trabalhar”. Com as mudanças propostas, Blair conquistou um índice de aprovação de 83% nos três primeiros meses do governo.

Blair foi reeleito duas vezes para o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. O segundo mandato, iniciado em 2001, foi marcado pelo apoio aos Estados Unidos e a invasão do Iraque. Em 2005, o Partido Trabalhista venceu as eleições novamente, mas a insatisfação com a política interna e externa e a falta de apoio no Parlamento, levaram Tony Blair a renunciar do cargo. O então ministro das Finanças britânico, Gordon Brown foi escolhido para suceder Tony Blair à frente do Partido Trabalhista e, portanto, assumiu o cargo de primeiro-ministro.

Fontes:
O Globo-Tony Blair é eleito pelos britânicos primeiro-ministro
Baguete-O triste fim de Tony Blair

1 Opinião

  1. Chauke Stephan Filho disse:

    Tony Blair… Tony Blair… Tony Blair… Um canalha inesquecível, o melhor amigo de George Bush. Ambos receberam outros dois da mesma laia naquela infame reunião dos Açores: José Asno, aquele escroto da Espanha, e Burrao Barroso, o palhaço português. Minha cabeça mudou desde então, porque ali ficou evidente que bandidos tinham o mundo em seu poder. Começava a minha guerra contra a Otan, porque bandido bom é bandido morto.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *