Início » Internacional » Traficante ‘El Chapo’ foge da prisão (de novo) e humilha governo mexicano
México

Traficante ‘El Chapo’ foge da prisão (de novo) e humilha governo mexicano

Preso no ano passado, traficante conhecido como 'El Chapo' fugiu por um túnel de mais de um quilômetro

Traficante ‘El Chapo’ foge da prisão (de novo) e humilha governo mexicano
'El Chapo' escapou da prisão antes, em 2001 (Foto: Alfredo Estrella/AFP/Getty/Flickr)

Pouco antes das 21h de sábado, Joaquín Guzmán Loera, o traficante mexicano cuja captura, no ano passado, foi alardeada pelo governo de seu país como uma vitória crucial na campanha contra o tráfico de drogas, entrou no chuveiro em sua cela na ala mais segura da prisão mais segura do México.

Leia também: A CAPTURA DO ‘STEVE JOBS DA COCAÍNA’
Leia também: PRESIDENTE MEXICANO ATACA ‘CARTÉIS’ DOS MAIS VARIADOS

De lá ele não saiu mais, pelo menos não pela porta da frente.

Quando, mais tarde, guardas entraram na cela, eles descobriram um buraco de 0,5 metros quadrados através do qual Guzmán, mais conhecido como ‘El Chapo’, ou Baixinho, havia escapado.

A fuga de ‘El Chapo’ humilhou o governo do presidente Enrique Peña Nieto, que havia proclamado a prisão de Guzmán e líderes de outros cartéis de drogas como avanços cruciais para restaurar a soberania de um país sitiado pela horrível violência associada ao crime organizado.

A abertura no chuveiro dava para um túnel de quase dois quilômetros, que terminava em um canteiro de obras no bairro vizinho de Santa Juanita em Almoloya de Juárez, a oeste da Cidade do México. O túnel tinha mais de meio metro de largura e um metro e meio de altura, alto o suficiente para ‘El Chapo’ ficar de pé, e foi escavado mais de nove metros abaixo da superfície. Ele estava equipado com iluminação, ventilação e uma motocicleta em trilhos que provavelmente foi usada para transportar material de escavação e para retirar a terra.

Poucos dias depois da prisão de Guzmán, em fevereiro do ano passado, Peña Nieto disse em rede nacional de televisão que ele estava perguntando a seu ministro do Interior diariamente se Guzmán, que já havia fugido da prisão uma vez antes, em 2001, estava sendo bem vigiado.

“É responsabilidade do governo assegurar que a fuga ocorrida há alguns anos é nunca, jamais repetido”, disse Peña Nieto.

Embora esta tenha sido a fuga mais espectacular de uma prisão do México desde a anterior por Guzmán, o país tem visto muitas fugas, que ocorrem muitas vezes com a conivência das autoridades.

Fontes:
The New York Times - Mexican Drug Kingpin, El Chapo, escapes Prison Through Tunnel

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *