Início » Internacional » Tratamento pioneiro faz homem paralisado voltar a andar
Esperança renovada

Tratamento pioneiro faz homem paralisado voltar a andar

Búlgaro paralisado do peito para baixo voltou a andar após um tratamento de recuperação da medula espinhal que utilizou células do olfato

Tratamento pioneiro faz homem paralisado voltar a andar
Darek consegue andar utilizando um suporte e recuperou as funções da bexiga, do intestino e sexuais (Reprodução/AFP)

Um homem paralisado desde 2010 conseguiu dar seus primeiros passos após receber um tratamento pioneiro de recuperação da medula espinhal, que utilizou células ligadas ao olfato.

O tratamento foi feito, por cirurgiões poloneses em parceria com cientistas londrinos, e foi publicado no periódico especializado Cell Transplantation.

O búlgaro Darek Fidyka ficou paralisado do peito para baixo em 2010, quando foi vítima de esfaqueamento. Após o tratamento, ele conseguiu voltar a andar com a ajuda de um suporte. No tratamento, foram utilizadas células da cavidade nasal de Darek responsáveis pelo sentido do olfato. As células atuam como um “caminho celular” que permite a renovação constante das fibras nervosas que compõem o sistema olfativo.

Os cirurgiões realizaram duas operações em Darek. Na primeira, foi removido um dos bulbos olfativos do paciente. Os cientistas acrescentaram ao bulbo, células nasais que cresceram em cultura. Após duas semanas, os cirurgiões transplantaram as células para a medula espinhal de Darek.

Com uma única gota do material, contendo, em média, 500 mil células, os cirurgiões aplicaram 100 microinjeções acima e abaixo da lesão na medula de Darek. Para preencher a lacuna no local da lesão os cientistas utilizaram como enxerto quatro tiras finas de nervos retirados do tornozelo do paciente.

A equipe envolvida no projeto acredita que as células do olfato criaram um caminho para que as fibras da lesão pudessem se reconectar utilizando os nervos do enxerto. Darek disse que sentiu os primeiros efeitos do tratamento três meses após a cirurgia, quando voltou a sentir o músculo da coxa esquerda. Seis meses depois, ele conseguiu dar pequenos passos se apoiando em uma barra de metal, com a ajuda de um fisioterapeuta.

Agora, ele consegue andar utilizando um suporte e recuperou as funções da bexiga, do intestino e sexuais. “Quando começa a retornar, você sente que sua vida começou de novo, como se fosse um renascer. É um sentimento incrível, difícil de descrever”, disse Darek à rede BBC.

Fontes:
O Globo-Homem com paralisia volta a andar em tratamento revolucionário

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *