Início » Internacional » Três ataques com suspeita de terrorismo deixam EUA em alerta
EM MENOS DE 24 HORAS

Três ataques com suspeita de terrorismo deixam EUA em alerta

Um total de 38 pessoas ficaram feridas

Três ataques com suspeita de terrorismo deixam EUA em alerta
Explosão que deixou 29 feridos foi registrada na rua 23, no bairro Chelsea (Fonte: Reprodução/AFP)

Os EUA foram palco neste sábado, 17, de três ataques com suspeita de terrorismo, que deixaram um total de 38 feridos. O país, que a partir desta terça-feira, 20, recebe dezenas de chefes de Estado para a Assembleia Geral da ONU, está em estado alerta.

Os ataques ocorreram em menos de 24 horas. Uma bomba explodiu na manhã de sábado em Nova Jersey, sem deixar feridos, no lugar marcado para uma corrida de rua. À noite, uma bomba caseira colocada na lixeira explodiu deixando 29 pessoas feridas no centro de Manhattan, em Nova Iorque. Também no sábado, um homem esfaqueou nove pessoas em um centro comercial de Saint Cloud, em Minnesota.

A polícia informou que encontrou uma segunda bomba no centro de Manhattan, a poucas quadras de onde ocorreu a explosão que deixou 29 feridos.

O ataque de Minnesota foi reivindicado pelo Estado Islâmico (EI). De acordo com a Amaq, órgão de propaganda do grupo radical, o autor do ataque “era um soldado do Estado Islâmico, que respondeu aos pedidos para tomar como alvos os cidadãos dos países-membros da coalizão dos cruzados”.

Em geral, as autoridades estão evitando falar em “terrorismo”. Um agente do FBI responsável pela investigação em Minnesota afirmou que os fatos estão sendo investigados “como um potencial ato de terrorismo. Mas ressalto que é potencial. Ainda há muitas coisas que não sabemos”.

Os ataques em Nova Iorque e em Nova Jersey ainda não foram reivindicados por nenhuma pessoa ou grupo. O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, chamou o ataque deste sábado de “ato terrorista”, embora tenha descartado qualquer ligação com “terrorismo internacional”.

Já o prefeito de Nova Iorque, Bill de Blasio, de Nova York, foi mais cauteloso e afirmou que o ato foi “intencional”, mas evitou chamá-lo de terrorismo.

Fontes:
Uol - EUA investigam três ataques com suspeita de terrorismo
Folha de S.Paulo - Três ataques em 24h deixam EUA em alerta às vésperas de reunião da ONU

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *