Início » Internacional » Três cientistas dividem Nobel de Química
PRÊMIO NOBEL 2018

Três cientistas dividem Nobel de Química

Frances H. Arnold, George P. Smith e Sir Gregory P. Winter foram premiados por pesquisas sobre evolução e proteínas

Três cientistas dividem Nobel de Química
Frances H. Arnold, George P. Smith e Sir Gregory P. Winter são os ganhadores do Nobel de Química (Fonte: Reprodução/@nobelprize)

O Prêmio Nobel de Química 2018 foi atribuído a três cientistas por suas pesquisas sobre evolução e proteínas: a americana Frances H. Arnold, o americano George P. Smith e o britânico Sir Gregory P. Winter.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 3, pela Academia Sueca, que informou ainda que os três cientistas vão dividir o prêmio de 9 milhões de coroas suecas, o equivalente a quase R$ 4.100.000.

Frances H. Arnold, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, receberá metade do valor. A outra metade será dividida pelos outros dois cientistas. A americana “conduziu a primeira evolução dirigida de enzimas, proteínas que catalizam reações químicas. Enzimas produzidas por meio de evolução dirigida são usadas para manufaturar tudo, desde biocombustíveis até farmacêuticos”.

George P. Smith, da Universidade do Missouri, “desenvolveu um método chamado ‘exibição de fago’, no qual um vírus que infecta uma bactéria pode ser utilizado para desenvolver novas proteínas”.

Já Sir Gregory P. Winter, da Universidade de Cambridge, “usou a ‘exibição de fago’ para produzir novos farmacêuticos. Atualmente, a ‘exibição de fago’ produziu anticorpos que conseguem neutralizar toxinas, combater doenças autoimunes e curar câncer metastático”.

De acordo com o Comitê Nobel, as descobertas dos três cientistas contribuem para “promover uma indústria química mais verde, produzir novos materiais, produzir biocombustíveis sustentáveis, diminuir doenças e salvar vidas”.

A Fundação Nobel já anunciou nesta semana os ganhadores do Nobel de Medicina e do Nobel de Física. Na próxima sexta-feira, 5, será anunciado o Nobel de Paz, e na próxima segunda-feira, 11, o Nobel de Economia.

Fontes:
The Nobel Prize - The 2018 Chemistry Laureates
G1 - Nobel de Química vai para Frances H. Arnold, George P. Smith e Sir Gregory P. Winter por desenvolver proteínas com princípios da evolução

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *