Início » Internacional » Tribunal vai julgar ex-ditador da Guatemala por genocídio
Guatemala

Tribunal vai julgar ex-ditador da Guatemala por genocídio

Como o ex-ditador tem demência, o julgamento será de portas fechadas

Tribunal vai julgar ex-ditador da Guatemala por genocídio
Ex-ditador Efraín Ríos Montt terá novo julgamento (Foto: Wikimedia)

Um tribunal da Guatemala determinou que o ex-ditador Efraín Ríos Montt deve enfrentar um novo julgamento pelo genocídio de indígenas da tribo ixil durante seu governo, que durou de março de 1982 a agosto de 1983. Como o ex-ditador tem demência, o julgamento será feito a portas fechadas.

A presença dele não será exigida por conta de seu estado mental. Montt será representado por seus advogados no novo julgamento, que deve ocorrer em janeiro do ano que vem.

O primeiro julgamento ocorreu em maio de 2013, quando o tribunal ouviu os depoimentos de sobreviventes que testemunharam a brutal política da terra queimada (destruir tudo que estiver pela frente) do exército guatemalteco. O tribunal sentenciou Montt, que chegou ao poder a partir de um golpe, a 80 anos de prisão pelo assassinato de 1.771 pessoas, incluindo crianças.

No entanto, 10 dias depois, o  Tribunal Constitucional da Guatemala anulou a condenação. Se o general, agora com 89 anos, for condenado, o novo tribunal pode setenciá-lo a uma prisão domiciliar ou a uma detenção em hospital.

Segundo Héctor Reyes, um advogado do Centro de Ação Legal de Direitos Humanos, que representa as vítimas ixil, apesar do estado mental do general, é necessário um novo julgamento para “demonstrar que crimes sérios contra os direitos humanos foram cometidos”.

O ex-ditador vai ser julgado com seu antigo chefe da inteligência militar do governo, general José Mauricio Rodríguez Sánchez. O general, de 70 anos, tinha sido absolvido no primeiro julgamento sobre genocídio, no qual ele tinha sido um corréu.

Fontes:
The New York Times-Genocide Retrial Is Set for Guatemalan Former Dictator

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *