Início » Internacional » Troca de comando militar na Venezuela preocupa governo brasileiro
CRISE NA VENEZUELA

Troca de comando militar na Venezuela preocupa governo brasileiro

A possibilidade de uma eventual crise política entre os militares no país ou uma guerra civil branda tem chamado a atenção do governo brasileiro

Troca de comando militar na Venezuela preocupa governo brasileiro
Governo brasileiro está preocupado com a possibilidade de uma crise militar na Venezuela (Foto: Wikipedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A substituição dos comandos militares na Venezuela tem preocupado o governo brasileiro, segundo o jornal Estado de S. Paulo. De acordo com a publicação, dois cenários possíveis tem chamado a atenção do Brasil: uma eventual crise política entre os militares do país ou uma guerra civil branda.

Leia também: Macri vai propor suspender a Venezuela do Mercosul

Após alguns países do Mercosul sugerirem acionar a chamada “cláusula democrática” do órgão contra a Venezuela, a ideia de um diálogo intermediado entre o governo de Nicolás Maduro e opositores tem ganhado força. Para os críticos, suspender o país traria mais prejuízos do que benefícios em um momento político e econômico conturbado.

O Estadão informa que o governo brasileiro planeja buscar apoio de regimes aliados da Venezuela, como Bolívia e Equador, para acionar a Unasul e negociar uma forma de solucionar a crise venezuelana, já que, para esses regimes, não interessa uma crise militar no país.

O governo argentino tem se mostrado mais disposto a uma possível intermediação do diálogo na Venezuela. Isso porque a chanceler do país, Susana Malcorra, já manifestou interesse no cargo de secretária-geral da ONU e essa intermediação pode promovê-la. No entanto, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, não parece favorável ao diálogo.

Fontes:
Estado de S. Paulo-Troca de militares na Venezuela preocupa Brasil
InfoMoney-Troca de comando militar na Venezuela preocupa Brasil, diz Estadão

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. jose marcio moreira parente disse:

    Nicolas maduro é um bandido ditador que arruinou a Venezuela, tem mesmo é que seer retirado do poder, de uma forma ou de outra

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *