Início » Internacional » Trump anuncia tarifas contra México
ESTADOS UNIDOS

Trump anuncia tarifas contra México

Tarifas – que começam em 5% e podem subir até 25% - serão sobre todos os produtos importados do país

Trump anuncia tarifas contra México
Taxação poderá aumentar gradualmente, segundo a Casa Branca (Fonte: Reprodução/Flickr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira, 30, que, a partir do dia 10 de junho, irá taxar em 5% todos os produtos importados do México.

A medida visa frear a entrada de imigrantes ilegais nos EUA. A Casa Branca informou que a taxação aumentará gradualmente caso não seja observada uma redução do fluxo de estrangeiros ilegais que entram no território americano.

A taxa poderá subir para 15% a partir do dia 1º de agosto; 20% a partir de 1º de setembro; 25% a partir de 1º de outubro. Ainda de acordo com a Casa Branca, a taxação sobre produtos importados do México poderá permanecer em 25% indefinidamente.

No comunicado divulgado nesta quinta, o presidente americano acusou o México de “não tratar de maneira justa” os EUA. Trump afirmou ainda que o governo mexicano tem meios legais para interromper o fluxo de imigrantes ilegais.

O presidente dos EUA prometeu que as tarifas serão removidas “se a crise de imigração ilegal for aliviada com atitudes eficazes tomadas pelo México”.

“Se o México falhar em agir, as taxas vão continuar no nível alto [25%], e as empresas localizadas no México podem começar a retornar aos EUA para fabricar seus bens e produtos. As companhias que se mudarem de volta aos EUA não vão pagar as tarifas ou serem afetadas de maneira alguma”, ressaltou Donald Trump.


Fontes:
G1 - Donald Trump anuncia que vai taxar produtos do México por causa da imigração ilegal

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *