Início » Internacional » Trump confirma encontro com Kim Jong-un
VOLTANDO ATRÁS

Trump confirma encontro com Kim Jong-un

Anúncio ocorre quase dez dias após Trump cancelar o encontro com o líder norte-coreano, previsto para 12 de junho, em Cingapura

Trump confirma encontro com Kim Jong-un
Anúncio se deu após Trump se reunir com general norte-coreano na Casa Branca (Foto: Flickr/Gage Skidmore)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou atrás e confirmou na última sexta-feira, 1, seu encontro com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, no dia 12 de junho, em Cingapura.

O anunciou se deu quase dez dias após Trump cancelar o encontro e um dia após o presidente americano se reunir na Casa Branca com o general norte-coreano Kim Yong-chol.

Considerado o segundo membro mais importante do governo norte-coreano, Kim Yong-chol viajou para os EUA no último dia 29 de maio, em missão oficial de dois dias. Foi a primeira visita de um alto funcionário do governo norte-coreano aos EUA desde o ano 2000, quando o militar Jo Myong-rok teve um encontro com o então presidente Bill Clinton. Kim Yong-chol se reuniu com Trump por mais de uma hora e entregou ao presidente americano uma carta escrita por Kim Jong-un.

Logo após a reunião, Trump confirmou a jornalistas seu encontro com Kim Jong-un. “Acho que provavelmente será um processo bem-sucedido”, disse o presidente, que ao ser questionado sobre a carta de Kim afirmou ainda não ter lido.

O encontro entre Trump e Kim Jong-un é um dos mais aguardados pela comunidade internacional. A expectativa é que a reunião entre os líderes reduza a tensão entre seus respectivos governos, trace as bases para a desnuclearização da Coreia do Norte e ajude a estabilizar a Península Coreana. No entanto, a reunião se tornou incerta em 24 de maio, quando Trump anunciou que estava cancelando o encontro.

Fontes:
DW-Trump confirma cúpula com Kim Jong-un em 12 de junho

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *