Início » Internacional » Trump demite Secretário de Estado Rex Tillerson
ESTADOS UNIDOS

Trump demite Secretário de Estado Rex Tillerson

Trump e Tillerson tinham uma relação tensa e discordavam em uma série de questões. Cargo será ocupado pelo diretor da CIA, Mike Pompeo

Trump demite Secretário de Estado Rex Tillerson
Tillerson será substituído no cargo pelo diretor da CIA, Mike Pompeo (Foto: PBS)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu o Secretário de Estado de seu governo, Rex Tillerson. Ele será substituído no cargo pelo diretor da CIA, Mike Pompeo. O anúncio foi dado por Trump nesta terça-feira, 13, em uma postagem no Twitter.

“Mike Pompeo, diretor da CIA, será nosso novo Secretário de Estado. Ele fará um trabalho fantástico! Obrigada, Rex Tillerson, por seus serviços! Gina Haspel será a nova diretora da CIA e a primeira mulher escolhida (para o cargo). Parabéns a todos!”, escreveu o presidente americano.

No lugar de Pompeo, Trump nomeou Gina Haspel como diretora da CIA, fazendo dela a primeira mulher a comandar a agência de inteligência, algo que Trump exaltou em seu anúncio no Twitter. Haspel tem uma extensa carreira como agente especial da CIA e já se envolveu em polêmica por sua atuação como supervisora de uma prisão secreta da agência na Tailândia, chamada Cat’s Eye, onde eram mantidos suspeitos de terrorismo. Um relatório do Senado americano concluiu que, sob a supervisão de Haspel, eram empregadas técnicas de tortura na prisão que são proibidas pela legislação americana. Uma delas era o chamado waterboarding, técnica que simula o afogamento aprovada por Donald Trump.

Com a demissão, Tillerson encerra uma turbulenta carreira na Casa Branca como Secretário de Estado. Ele e Trump mantinham uma relação tensa há tempos e discordavam em uma gama de questões. Entre outras coisas, Tillerson não aprovava a abordagem do presidente americano em relação à Coreia do Norte e ao acordo nuclear com o Irã. Por conta disso, ele passou a ser constantemente marginalizado por Trump nas discussões na Casa Branca.

Em uma ocasião, Trump postou em sua conta no Twitter que os esforços diplomáticos de Tillerson em relação à Coreia do Norte eram “perda de tempo”. “Eu falei a Tillerson, nosso maravilhoso Secretário de Estado, que ele está perdendo seu tempo em tentar negociar com nosso Pequeno Homem Foguete”, disse Trump, em referência ao líder norte-coreano, Kim Jong-un.

A postagem foi feita um dia após Tillerson anunciar que estava estabelecendo contato com Pyongyang, na esperança de iniciar um diálogo. “Economize sua energia, Rex. Nós faremos o que tem de ser feito”, escreveu Trump, em outra postagem sobre o assunto.

Tillerson, por sua vez, chamou Trump de “idiota” em uma reunião do Pentágono feita em julho do ano passado. A revelação foi feita à rede NBC News, por três membros da equipe de segurança nacional presentes na reunião.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Beraldo disse:

    Donald Trump é o atual “Rei” de um Império, que tem o Brasil como uma das suas principais colônias.

    E tome sobretaxação tarifária do ferro e alumínio da colônia tupiniquim.

    k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *