Início » Internacional » Trump derrota Hillary e é eleito presidente dos EUA
ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Trump derrota Hillary e é eleito presidente dos EUA

Em um discurso conciliatório após a divulgação do resultado, o republicano Donald Trump pediu união nacional

Trump derrota Hillary e é eleito presidente dos EUA
Resultado começou a virar a favor de Trump após vitórias em estados-chave (Fonte: Republicano/Reuters)

Contrariando as pesquisas de opinião e previsões, o republicano Donald Trump derrotou a democrata Hillary Clinton e foi eleito o novo presidente dos EUA.

Em um discurso conciliatório após a divulgação do resultado, Trump pediu união nacional: “Agora é hora de nos unirmos como um povo só. É a hora. Prometo que serei o presidente para todos os EUA. Vamos renovar o sonho americano. Nosso país tem um tremendo potencial. Nossos homens e mulheres não serão mais esquecidos”.

A possibilidade de vitória de Trump, após algumas projeções por agências de notícias durante a madrugada desta quarta-feira, 9, derrubou o mercado futuro em Dow Jones, bolsas na Ásia e também fez o peso mexicano sofrer sua maior baixa histórica.

Em seu discurso de vitória, Donald Trump também prometeu que a infraestrutura e o respeito à população serão priorizados. O republicano elogiou e agradeceu apoiadores e aliados que o acompanharam durante a campanha presidencial e deixou o evento ao som de “You can’t always get what you want”, música dos Rolling Stones sempre tocada em seus comícios.

A apuração dos votos nos EUA começou sem surpresas, com a liderança de Hillary Clinton, mas o resultado começou a virar a favor de Trump após vitórias nos estados-chave de Pensilvânia, Flórida, Carolina do Norte, Ohio, Geórgia e Iowa.

O empresário Donald Trump nunca havia sido eleito. Aos 70 anos de idade, o republicano utilizou um estilo bem marcante em sua campanha política e se envolveu em algumas polêmicas durante o período. Classificado como anti-imigrante e sexista, Trump foi alvo de várias denúncias de abuso sexual durante a campanha.

Fontes:
O Globo - Trump é eleito presidente dos EUA: 'Vamos renovar o sonho americano'

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

7 Opiniões

  1. Roberto1776 disse:

    Todo mundo sabia que ele iria ganhar da Dilma americana, mesmo com toda a imprensa americana (e tupiniquim) fazendo campanha a favor da esquerdista, socialista e trambiqueira mulher do Bill “garanhão” Clinton. As pesquisas foram todas descaradamente manipuladas, porém como eles não utilizam aquelas porcarias da década de 80 do século passado conhecidas como BRAZILIAN ELECTRONIC BALLOT BOX da Diebold não deu para repetir o que foi feito no Brasil. Nos últimos 3 ou 4 dias, todas as”pesquisas” mudaram empate técnico para não passarem vergonha.

  2. Ludwig Von Drake disse:

    Entre duas opções ruins, os americanos souberam escolher a que melhor espelha o seu imaginário coletivo: o americano médio gosta de parecer caipira e sonha em ser rico como Trump. É como a família Buscapé.

  3. Paulo Fernando disse:

    Donald Trump, foi a melhor opção para os americanos

  4. LUIZ disse:

    ÓTIMO, AGORA OS EEUU VÃO SER UM PAÍS DE NOVO. VIVA OS REPUBLICANOS. OS DEMOCRATAS SÃO COMO A DILMA BANG-BANG E SUA TURMA. ESTAVA FERVOROSAMENTE TORCENDO PARA O SR. TRUMP.

  5. Áureo Ramos de Souza disse:

    Escutei na Radio Jornal do Recife que nas eleições dos Estados Unidos os que estão na frente sempre perdem e foi o que deu.

  6. helo disse:

    O discurso ignorante e ressentido contra as elites divide e radicaliza e elege líderes populistas de direita ou de esquerda

  7. Téka Assunção disse:

    O Sr. Trump falou, o que o povo quis ouvir . Apesar de não ter experiência no campo político, é provável que surpreenda a todos.
    Parabéns para o Presidente Barack Obama, por suas lindas palavras…
    “Independentemente do lado no qual você estava na eleição, independente de seu candidato ganhar ou perder, o sol nascerá de manhã.”
    Abços,
    Téka Assunção

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *