Início » Internacional » Trump é ‘incapaz’ de servir como presidente, afirmam psiquiatras
EM CARTA AO 'NYTIMES'

Trump é ‘incapaz’ de servir como presidente, afirmam psiquiatras

Profissionais de saúde alertam que discurso e ações de Trump mostram sua instabilidade emocional

Trump é ‘incapaz’ de servir como presidente, afirmam psiquiatras
Comportamento de Trump preocupa psiquiatras (Fonte: Reprodução/Getty Images)

Um grupo de profissionais de saúde mental fez um alerta sobre o comportamento exibido pelo presidente norte-americano, Donald Trump, demonstrando preocupação com sua instabilidade emocional.

A afirmação consta em uma carta publicada nesta terça-feira, 14, pelo jornal The New York Times. De acordo com os profissionais de saúde, “a grave instabilidade emocional indicada pelo discurso e pelas ações do senhor Trump o tornam incapaz de servir de forma segura como presidente”.

A carta foi enviada ao jornal por Lance Dodes, professor assistente aposentado de psiquiatria na Faculdade de Medicina de Harvard, e por Joseph Schachter, ex-presidente do Comitê de Propostas de Pesquisa da Associação Psicanalítica Internacional. O texto foi subscrito por outros 33 psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais.

A preocupação citada pelos profissionais de saúde é atribuída a um texto de Charles M. Blow publicado pelo jornal no último dia 9.

Confira abaixo a carta publicada no New York Times:

“Charles M. Blow descreve a constante necessidade de Donald Trump de “moer a oposição sob seus pés”. Como profissionais de saúde mental, compartilhamos a preocupação do senhor Blow.

O silêncio das organizações de saúde mental do país se deve a uma resolução auto-imposta sobre avaliar figuras públicas (a Regra Goldwater da Associação Americana de Psiquiatria, de 1973). Mas esse silêncio resultou em uma falha em ceder nossa experiência a preocupados jornalistas e membros do Congresso neste momento crítico. Tememos que exista muito em risco para continuarmos em silêncio.

O discurso e as ações do senhor Trump demonstram uma inabilidade de tolerar visões diferentes das suas, levando a reações de raiva. Suas palavras e comportamento sugerem uma profunda inabilidade em desenvolver empatia. Indivíduos com esses traços distorcem a realidade para atender seu estado psicológico, atacando fatos e aqueles que os transmitem (jornalistas, cientistas).

Em um líder poderoso, esses ataques estão sujeitos a aumentar, à medida que seu mito pessoal de grandeza parece ser confirmado. Acreditamos que a grave instabilidade emocional indicada pelo discurso e pelas ações do senhor Trump o tornam incapaz de servir de forma segura como presidente”.

Fontes:
G1 - Em carta ao 'NY Times', profissionais de saúde mental demonstram preocupação com instabilidade de Donald Trump

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

7 Opiniões

  1. Luciano disse:

    Não existe esquerdopata, Estados Unidos é o único país do mundo onde alguém pode ser eleito presidente tendo um milhão de votos a menos que o segundo colocado. Assim sendo, qualquer arreglo demonstrado a quem é de um país ruim de matemática é um perigo. Valendo para as mulheres: não namorem homens americanos.

  2. Irton Marx, Rua vereador Rudi Muller, Santa Cruz do Sul, RS - Brazil disse:

    O problema está é que os povos no planeta acostumaram-se a ter os USA como Deus, o país que ajuda, que invade, que destrói e por aí afora. Trump dentro do que chamam de maluquices está governando os USA e não o planeta, coisa que os presidentes anteriores faziam, inclusive, xeretando a vida dos presidentes do Brasil como foi recentemente denunciado. Trump pode ter defeitos, o que existia e existe em todos os presidentes do USA e do mundo. As pessoas desejam que os USA continuem inimigos da Rússia, por exemplo, mas não observam que o interesse é em vender armas aos países contrários a Rússia. Criticam Trump por causa da sua ação contra o islamismo, mas não vejo ninguém criticando os governos notadamente anti cristãos como é o caso do islamismo matando diariamente os adeptos de Jesus. Quando um país passa a ser governado por pessoas que não amam seus países, as invasões acontecem e criam-se condições beligerantes. A China vende quase tudo aos USA e ao mundo. Desde eletrônicos, quinquilarias e não ocasiona desemprego na área atingida? O Brasil está lotado de produtos chineses e por isso o desemprego assume projeção alarmante em todo o território. Por isso, Trump está certo, os mexicanos que vão aos USA, são os desempregados, os analfabetos e que no país vizinho, criam filhos que nem ratos, formam gangues, agitadores e muito mais. Poderia explanar muito mais, sabemos, escreveria livros e mais livros sobre o assunto. Como disse Luiz Junior, deixem o homem governar e metam-se cada um com os seus próprios problemas, já que os de Trump são os dele e não interessa aos brasileiros que só olham para os USA para deixarem o Brasil e lá poderem morar. Irton Marx

  3. Lucinda Telles disse:

    Agora é que viram que o Donald Duck é maluco.

    A História mostra que todos os impérios caem por patologias surgidas em seu interior, a dos americanos será o Trump?

  4. laercio disse:

    Os psiquiatras, cientistas, etc, não estariam se pronunciando se o assunto não envolvesse dinheiro no bolso! se Trump fosse presidente do Malawi não haveria qualquer polêmica! O problema do ser humano é que quando ameaçam seus interesses diretos então ele esbraveja! tantas e tantas ditaduras pelo mundo e ninguém falou quase nada!
    Cada nação deve cuidar de seus interesses, se estão achando ruim que rompam suas relações diplomáticas.

  5. Áureo Ramos de Souza disse:

    E ELE SABE GOVERNAR LUIZ JUNIOR OU ÉS DO LADO DE DOIDO?

  6. Áureo Ramos de Souza disse:

    Não sou psiquiatra mas desde que comecei a acompanhar seus discursos e suas ideias malucas eu disse ESSE HOME É DOIDO. E SE EU FOSSE DA CORTE SUPERIOR E AMERICANO FARIA UMA CARAVANA PARA POR O IMPEACHMENT. MALUCO NÃO PODE DIRIGIR UM PAÍS COMO OS ESTADOS UNIDOS.

  7. LUIZ JUNIOR disse:

    Estes esquerdopatas não tem mesmo jeito, não conseguindo vencê-lo nas eleições, estão fazendo de tudo para tirá-lo do poder. Não importa como ou o que. Este jornal The New York Times é reconhecido como da ala da esquerda. Os comunistas, socialistas, e os “politicamente correto”, estão fulos de raiva. É melhor calarem a boca e deixar o homem governar.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *