Início » Internacional » Trump e Kim se reúnem antes da cúpula no Vietnã
SEGUNDA CÚPULA

Trump e Kim se reúnem antes da cúpula no Vietnã

Cúpula só terá início oficialmente na próxima quinta-feira, 28, mas líderes se reuniram, posaram para fotos e jantaram

Trump e Kim se reúnem antes da cúpula no Vietnã
Trump e Kim se reuniram pela primeira vez em oito meses nesta quarta (Foto: The White House/Twitter)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, se reuniram nesta quarta-feira, 27, pela primeira vez em oito meses. A cúpula entre os líderes só ocorre oficialmente na próxima quinta-feira, 28, mas os chefes de Estado anteciparam o primeiro encontro. A reunião ocorreu em Hanói, na capital do Vietnã.

Os líderes posaram para fotos e trocaram elogios antes de se seguirem para um jantar. Pelas redes sociais, Trump já havia esclarecido que pretendia avançar na desnuclearização da Coreia do Norte e tornar o país uma “potência econômica”. Para isso, o presidente americano admitiu que China, Rússia, Japão e Coreia do Sul “serão muito úteis”.

Apesar da desnuclearização ter sido o assunto principal na primeira cúpula entre os líderes, que ocorreu em junho do ano passado, o encerramento total do programa nuclear da Coreia do Norte não foi concluído, apenas suspenso. Enquanto os EUA tentam avançar nesse assunto, os norte-coreanos buscam concessões dos norte-americanos, como o fim das sanções.

Desde 2018, Trump e Kim têm se mostrado muito mais amigáveis e dispostos a aproximarem os países. Antes disso, porém, os líderes trocaram diferentes acusações e ataques verbais, ameaçando, inclusive, um ataque nuclear. Após a aproximação da Coreia do Norte com a Coreia do Sul, porém, as conversas abrandaram.

Reunidos em Hanói, os líderes se mostraram publicamente felizes com esse reencontro. Segundo a agência estatal de notícias Yonhap, Kim elogiou Trump por sua “corajosa decisão” para iniciar o processo da cúpula. Trump, por sua vez, afirmou que essa segunda cúpula entre os países será “maior ou igual a primeira”.

Outro assunto que estará em pauta na reunião entre os líderes é a Guerra da Coreia, que ocorreu entre 1950 e 1953. Quando questionado por um jornalista se iria declarar oficialmente o fim do conflito armado, Trump admitiu que está analisando a possibilidade. “Veremos”, disse o presidente americano. A Guerra da Coreia terminou em um armistício, mas a intenção é que ele seja substituído por um tratado de paz.

Por volta das 21h no horário local (11h no horário de Brasília), o jantar entre os líderes chegou ao fim. Trump, Kim e suas respectivas comitivas voltaram aos seus hotéis. Os jornalistas não acompanharam o jantar, no entanto, na saída, Trump admitiu que o primeiro diálogo com o líder norte-coreano foi bom. “Rapaz, se você pudesse ter ouvido esse diálogo”, disse o presidente americano aos jornalistas.

 

Leia mais: Kim chega ao Vietnã para cúpula com Trump

Fontes:
The Guardian-Vietnam summit: Donald Trump and Kim Jong-un meet in Hanoi – live updates
Yonhap-Kim Jong-un, Trump meet in Hanoi, vow successful talks

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *