Início » Internacional » Trump ordena envio da Guarda Nacional para fronteira com o México
MOBILIZAÇÃO

Trump ordena envio da Guarda Nacional para fronteira com o México

Presidente americano quer frear entrada de imigrantes ilegais nos EUA

Trump ordena envio da Guarda Nacional para fronteira com o México
Trump 'ordenou que os homens da Guarda Nacional sejam destacados na fronteira sul' (Fonte: Reprodução/Flickr)

A secretária de Segurança Interna dos EUA, Kirstjen Nielsen, informou nesta quarta-feira, 4, que o presidente americano, Donald Trump, determinou a mobilização da Guarda Nacional para frear a entrada ilegal de imigrantes na fronteira do país com o México.

Kirstjen Nielsen ressaltou que Trump “ordenou que os homens da Guarda Nacional sejam destacados na fronteira sul”, e que a expectativa é de que “a mobilização comece imediatamente”, apesar de ainda ser necessário assinar “memorandos de acordo” com os governadores dos estados que fazem fronteira com o México.

A secretária afirmou também que esteve “em contato com as contrapartes no México” e garantiu que esses interlocutores “entendem o desejo de nossa administração, assim como a deles, para controlar a entrada ilegal no país”.

Em comunicado divulgado nesta quarta, a chancelaria mexicana afirmou que “a Guarda Nacional somente realizará trabalhos de apoio ao Departamento de Segurança Interior”, e que o efetivo que os EUA pretendem deslocar para a fronteira não portará armas nem fará controle migratório ou alfandegário.

Fontes:
Zero Hora - Trump envia militares para fronteira com México para conter imigração irregular

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *