Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, disse que os EUA devem combater o que chamou de “terrorismo islâmico radical” adotando uma política de imigração similar a dos tempos de Guerra Fria.
Entre as ações propostas por ele, está a aplicação de testes ideológicos a muçulmanos que tentam migrar para os EUA ou visitar o país. “Na Guerra Fria nós tínhamos um teste rastreamento ideológico. Já passou do tempo de desenvolvermos um novo teste de rastreamento para as ameaças que enfrentamos hoje. Eu chamo de identificação de extremistas”, disse Trump, em um comício em Youngstown, Ohio.
Trump culpou Barack Obama e Hillary Clinton pelo atual índice de terrorismo no mundo e disse que pretende combater o Estado Islâmico (Isis) com a cooperação da Rússia e quem mais quiser se juntar à luta contra a organização extremista.
O candidato ressaltou a importância de combater a propaganda, a militância e o recrutamento jihadista, e disse que serão esses os compromissos de seu governo. Porém, ele revelou poucos detalhes de como pretende expandir o combate ao jihadismo. “Meu governo vai agressivamente buscar coalizões e operações militares para esmagar o Isis”, disse Trump.
Fontes:
The Washington Post-Trump proposes ideological test for Muslim immigrants and visitors to the U.S.