Início » Internacional » Trump volta a permitir entrada de refugiados nos EUA
VETO MIGRATÓRIO SUSPENSO

Trump volta a permitir entrada de refugiados nos EUA

Novo decreto mantém, no entanto, restrições a cidadãos de 11 países ainda não identificados

Trump volta a permitir entrada de refugiados nos EUA
Trump decidiu que retomar a entrada de refugiados nos EUA 'é coerente com a segurança e o conforto' do país (Fonte: Reprodução/Reuters)

O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a autorizar nesta quarta-feira, 25, a entrada de refugiados no país, após uma suspensão que durou quatro meses.

Trump mantém, no entanto, restrições a cidadãos de 11 países ainda não identificados. A determinação consta em um novo decreto que estabelece que, durante 90 dias, refugiados destes 11 países poderão entrar nos EUA apenas em casos excepcionais.

Uma funcionária do Departamento de Estado dos EUA, que pediu anonimato, disse a jornalistas que o governo americano não vai identificar esses 11 países por considerar que isso poderia dificultar as ações de “aplicação da lei”.

Em comunicado, o Departamento de Estado dos EUA informou que vai iniciar uma “revisão adicional, em profundidade, sobre os refugiados provenientes de 11 nacionalidades identificadas previamente como as que poderiam representar um risco maior para os EUA”.

O novo decreto de Donald Trump substitui parte do polêmico veto migratório emitido em março pelo presidente, após vários revezes judiciais, e que entrou em vigor em junho. A medida foi muito criticada.

O presidente americano decidiu agora que retomar a entrada de refugiados nos EUA “é coerente com a segurança e o conforto” do país, embora tenha instruído sua equipe a reforçar o processo de revisão dos pedidos de asilo.

Fontes:
G1 - EUA voltam a receber refugiados

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *