Início » Internacional » Tsipras volta ao cargo de primeiro-ministro da Grécia
Política na Grécia

Tsipras volta ao cargo de primeiro-ministro da Grécia

Eleitores gregos devolvem a Alexis Tsipras, do partido de esquerda Syriza, o cargo de premier, desta vez para que ele imponha medidas de austeridade ao país

Tsipras volta ao cargo de primeiro-ministro da Grécia
Os gregos mostraram que estão dispostos a apostar em Tsipras (Foto: Genevieve Engel/ GUE/ NGL)

Oito meses depois de eleger um primeiro-ministro de esquerda, Alexis Tsipras, e rejeitar as medidas de austeridade impostas por credores europeus, os eleitores gregos reelegeram o mesmo Alexis Tsipras para ocupar o cargo no último domingo, 20, só que desta vez para que ele imponha as medidas de austeridade.

Depois de lutar ferozmente contra as duras medidas exigidas pelos credores em troca de outro resgate, Tsipras acabou cedendo em agosto. Mas a alternativa, basicamente abandonar a moeda única, era muito assustadora. Isso forçou os políticos mais linha-dura do partido de Tsipras, o Syriza, a desertar e o convenceu a convocar uma nova eleição rapidamente.

A vitória esmagadora de Tsipras nas urnas mostrou que os gregos acreditam que ele deu o melhor de si nas negociações com os credores e preferem seu partido de esquerda à velha guarda da política grega que foi responsável por deixar a Grécia na desordem em que está.

Tsipras conquistou o mandato e a confiança dos gregos para impor as medidas econômicas necessárias para reformar a economia grega. O partido de centro-direita Nova Democracia apoiará Tsipras nas medidas de austeridade e nas reformas, dando-lhe uma maioria no Parlamento.

Os credores da Grécia — a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional — devem agora reconhecer que Tsipras não é um fenômeno passageiro, mas o líder no qual os gregos apostaram suas fichas. Seria melhor deixar de lado toda a antipatia dos últimos oito meses e encorajá-lo a tomar as decisões difíceis que ele precisa tomar, reduzindo seriamente a montanha de dívidas que está sufocando a Grécia.

Fontes:
The New York Times - Greek Voters Give Alexis Tsipras Another Go as Prime Minister

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *