Início » Internacional » Tufão atinge região Nordeste do Japão e deixa mortos
'LIONROCK'

Tufão atinge região Nordeste do Japão e deixa mortos

Passagem do tufão Lionrock provoca inundações e mortes na região. É o décimo tufão da temporada na Ásia

Tufão atinge região Nordeste do Japão e deixa mortos
O tufão Lionrock atingiu o Nordeste do Japão com rajadas de vento de até 162 km/h (Foto: Wikimedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O tufão Lionrock que atingiu a região Nordeste do Japão na última terça-feira, 30, deixou ao menos 11 mortos. Nove deles foram encontrados em um asilo na cidade de Iwaizumi que ficou inundada após a passagem do tufão, informaram as autoridades japonesas nesta quarta-feira, 31. As identidades dos corpos ainda não foram confirmadas.

Segundo a rede de televisão japonesa NHK, os corpos foram encontrados após a política receber um pedido de resgate de pessoas que estavam isoladas pela lama que inundou o asilo. Pouco depois, as autoridades informaram que outro corpo foi localizado perto do asilo.

O porta-voz do governo Yoshihide Suga disse, ainda, que uma idosa foi encontrada morta na cidade de Kuji. Ela estava em sua casa, invadida pela água do rio que transbordou com a passagem do Lionrock.

Além disso, o tufão provocou inundações na ilha de Hokkaido, a segunda maior do arquipélago. Segundo as autoridades locais, ao menos uma pessoa está desaparecida. Equipes de resgate estão usando helicópteros para resgatar pessoas em telhados de casas e sobre os carros.

O Lionrock é o décimo tufão da temporada na Ásia. Com rajadas de vento alcançando  162 km/h, o tufão tocou a terra perto da cidade de Ofunato no final da tarde de terça-feira, 30. Foi a primeira vez desde 1951 que um tufão atinge diretamente a região Nordeste do país, que foi a mais afetada pelo tsunami de 2011. Geralmente, os tufões chegam primeiro ao Sul ou Sudoeste, informa a agência meteorológica japonesa.

De acordo com a NHK, pelo menos 120 voos domésticos foram cancelados, além de viagens em trens de alta velocidade para o Norte do país.

Nos últimos nove dias, outros dois tufões atingiram o Japão e provocaram duas mortes. Todo ano, entre 20 e 30 ciclones afetam a Ásia e quase metade atinge o território japonês.

Fontes:
O Globo-Onze pessoas morreram após passagem de tufão no Japão
UOL-Passagem de tufão deixa nove mortos em asilo no norte do Japão

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *