Início » Internacional » Tufão deixa mortos e destruição nas Filipinas
MANGKHUT

Tufão deixa mortos e destruição nas Filipinas

Pelo menos 25 pessoas morreram na passagem do tufão. Os danos ainda precisam ser completamente avaliados pelas autoridades

Tufão deixa mortos e destruição nas Filipinas
Tufão causou grandes transtornos nas Filipinas (Foto: Nasa Earth Observatory)

Pelo menos 25 pessoas morreram durante a passagem do tufão Mangkhut pelas Filipinas. A tempestade, que começou a atingir o país no início do último sábado, 15, causou grandes estragos, derrubando árvores, arrancando telhados, inundando estradas e causando deslizamentos de terra.

Apesar de toda a tragédia, a comunidade internacional comemora o “pequeno” dano. Isso porque eram esperadas consequências muito piores. Mesmo com a avaliação inicial, a análise oficial dos danos da tempestade só deve ocorrer dentro de dias ou semanas. Prejuízos a fazendas, e, consequentemente, à economia também precisarão ser avaliados.

Ademais, acredita-se que o número de mortos ainda pode aumentar assim que todos os danos começarem a ser avaliados. De acordo com as autoridades, porém, a quantidade de óbitos deve ser menor do que tempestades ocorridas nos últimos anos. Em 2013, por exemplo, o tufão Haiyan causou a morte de mais de 6 mil pessoas.

A comunicação ainda está prejudicada nas localidades que foram atingidas pelo tufão. Os ventos fortes causaram interrupção de distribuição de eletricidade, de serviço para telefonia celular, estruturas de prédios danificadas e bloqueio de estradas. Equipes de voluntários já começaram a trabalhar para remover os detritos.

Gina Maramag, porta-voz do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários nas Filipinas, afirmou que ainda é cedo para compreender o impacto total do tufão. “As primeiras indicações sugerem que as evacuações feitas pelas autoridades mitigaram o impacto sobre os civis”.

No último sábado foram registrados ventos de até 170 km/h. Mais de 1,6 mil famílias foram evacuadas depois que o rio Marikina começou a transbordar. Uma criança foi achada morta nas águas do rio. O tufão Mangkhut atingiu principalmente a área de Luzon, mais conhecida pela agricultura e, por isso, ainda precisa ter os danos avaliados.

O tufão deixou as Filipinas para trás na noite do último sábado, se dirigindo agora para Hong Kong e o sul da China, onde chegou neste domingo, 16.

Fontes:
The Guardian-Typhoon Mangkhut: at least 14 people dead in Philippines
The New York Times-Typhoon Mangkhut Wreaks Havoc in Philippines, Leaving at Least 16 Dead
The New York Times-Typhoon Mangkhut: Slides Bury Dozens in Philippines as Storm Hits China

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *