Início » Internacional » Tufão deixa um morto e 47 feridos no Japão
tufão Phanfone

Tufão deixa um morto e 47 feridos no Japão

Tufão Phanfone deixou mais de 57 mil casas sem energia em 12 províncias do país, e obrigou a evacuação de 2 milhões de pessoas

Tufão deixa um morto e 47 feridos no Japão
Há risco de inundações e deslizamentos de terra (Reprodução/AFP)

O tufão Phanfone chegou à região central do Japão nesta segunda-feira, 6, com ventos de até 220 km/h e chuvas torrenciais, deixando pelo menos um morto e 47 feridos. As autoridades japonesas recomendaram a evacuação de 2 milhões de pessoas em 12 províncias do país por causa do risco de inundações  e deslizamentos de terra.

Leia mais: Japão suspende operação de resgate em vulcão

Segundo a emissora japonesa NHK, o tufão deixou mais de 57 mil casas sem energia em 12 províncias do país. Com os fortes ventos, foram cancelados 608 voos e, no último domingo, 5, foram suspensos os trabalhos de resgate no Monte Ontake. Na capital Tóquio, a passagem foi precedida por fortes chuvas, mas a situação rapidamente voltou à normalidade na cidade. O Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, em Suzuka, também foi afetado.

A Agência Meteorológica do país emitiu alertas especiais sobre o risco de deslizamentos de terra, inundações e ondas gigantes, principalmente no centro e oeste do Japão. O tráfego rodoviário e ferroviário foi prejudicado e várias escolas permaneceram fechadas.

Três militares americanos foram arrastados na tarde do último domingo, na ilha de Okinawa, no sul do país. Segundo um porta-voz da polícia, eles estavam tirando fotografias do mar. O corpo de um deles foi recuperado, mas os outros dois continuam desaparecidos. Na Prefeitura de Kanagawa, ao lado de Tóquio, um surfista de 21 anos desapareceu.

O tufão deve seguir para Fukushima (nordeste), onde a operadora da central nuclear que sofreu um grave acidente no maremoto de 2011 está em alerta máximo. A Tokyo Electric Power (Tepco) suspendeu todas as operações na central, que conserva água com alto níveis de radioatividade.

Fontes:
O Globo-Tufão deixa um morto no Japão, e autoridades pedem que dois milhões deixem casas

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *