Início » Internacional » Tufão Mangkhut deixa quase 90 mortos em três países
ÁSIA

Tufão Mangkhut deixa quase 90 mortos em três países

Filipinas, Tailândia, China e a região de Hong Kong foram atingidas pela tempestade nos últimos dias

Tufão Mangkhut deixa quase 90 mortos em três países
A pior situação foi registrada nas Filipinas, com a morte de 81 pessoas (Foto: Nasa)

O número de mortos pelo tufão Mangkhut, nas Filipinas, aumentou para 81, segundo informou a polícia local nesta quarta-feira, 19. Por onde passou a tempestade deixou um rastro de destruição. Na Tailândia, por exemplo, uma criança de dois anos morreu e outras sete pessoas estão desaparecidas. Na China, o número de óbitos subiu para cinco.

No entanto, a pior situação segue sendo nas Filipinas. Além das mortes, aproximadamente 70 pessoas ainda estão desaparecidas. As autoridades estão avaliando todas as perdas estruturais e humanitárias sofridas. Até o momento, os danos à agricultura do país estão por volta de US$ 264,3 milhões. A Comissão Europeia já anunciou que está destinando 2 milhões de euros para ajudar na recuperação do país.

O Mangkhut foi o 15º tufão a atingir as Filipinas somente neste ano. Segundo os meteorologistas, essa foi a tempestade mais forte, e deve seguir neste posto até o fim do ano. A previsão é de que o país ainda deve encarar mais cinco tufões até o final de dezembro.

As Filipinas são constantemente atingidas por tufões. Estima-se que, em média, ocorram 19 tempestades deste tipo por ano. Mesmo com o alto número de mortes, as autoridades celebraram o baixo índice de óbitos causados pelo Mangkhut. Isso porque, em 2013, mais de 6 mil pessoas morreram durante a passagem do tufão Hayan pelo país. Em 2009, durante o tufão Ketsana, foram mais de 700 mortes.

Na Tailândia, uma criança de dois anos foi soterrada por um deslizamento de terra e morreu, enquanto outras 11 pessoas foram feridas. Sete casas ficaram totalmente destruídas e seis danificadas. Ao todo, 9 mil pessoas tiveram de ser deslocadas no país, segundo informou a agência estatal de notícias Xinhua, da China.

Enquanto isso, na China, segundo noticiou o New York Times, o número de mortos subiu para cinco. Uma pessoa ainda está desaparecida. Em Shenzen, na fronteira com Hong Kong, cerca de 12 mil árvores foram derrubadas. Já em Hong Kong, pelo menos 213 pessoas ficaram feridas.

Fontes:
Xinhua-Philippines raises typhoon Mangkhut death toll to 81

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *