Início » Internacional » Tufão provoca deslocamento de 170 mil pessoas na China
TUFÃO JONGDARI

Tufão provoca deslocamento de 170 mil pessoas na China

Jongdari causou derrubada de árvores, interrupção de distribuição de energia e cancelamento de voos e viagens de trens de alta velocidade

Tufão provoca deslocamento de 170 mil pessoas na China
O Jongdari é o 12º tufão a atingir o país apenas em 2018 (Foto: Nasa)

Mais de 170 mil pessoas tiveram que ser realocadas por causa do tufão Jongdari, que atingiu a China nesta sexta-feira, 3. Os fortes ventos, com uma velocidade de 82 km/h, provocaram a queda de mais de 500 árvores.

De acordo com o Centro Meteorológico Nacional, os fortes ventos causaram o alagamento e a interrupção de distribuição de energia para 800 residências no distrito de Jinshan, no sudoeste de Xangai. O tufão está se movendo para o noroeste, mas os ventos estão perdendo a intensidade e não geram grandes preocupações.

De acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, 145 voos e 119 viagens de trem de alta velocidade foram cancelados. Algumas praias tiveram de ser fechadas por causa da força dos ventos. Mais de 151,4 mil pessoas tiveram de ser realocadas.

Segundo a Agência Brasil, a Comissão de Educação de Xangai ordenou que as escolas suspendessem todas as atividades ao ar livre. Mais de 100 parques foram fechados na cidade. O alerta de tufão em Xangai ficou em nível amarelo, o terceiro mais grave na escala. Já em Jinshan, Chongming, Fengxian e New Pudong Area, o alerta laranja foi emitido, o segundo mais grave.

Em Zhejiang, província vizinha a Jinshan, mais de 24 mil embarcações tiveram que retornar ao porto por causa do tufão. No local, mais de 19,8 mil moradores, distribuídos em sete cidades, tiveram que ser realocados.

Não é incomum que ventos fortes atinjam a China. O Jongdari é o 12º tufão a atingir o país apenas em 2018 e o terceiro a atingir o país em cerca de 15 dias. No dia 22 de julho, o 10º tufão, o Ampil, atingiu a ilha de Chongming, em Xangai. Na ocasião, aproximadamente 220 mil pessoas tiveram que ser realocadas.

 

Leia também: Tufão causa 12 mortes e inundações no sul da China
Leia também: Supertufão deixa mortos e desaparecidos na China

Fontes:
Xinhua-Typhoon Jongdari makes landfall in Shanghai
Agência Brasil-Tufão cancela voos e provoca retirada de 88 mil pessoas na China

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *