Início » Vida » Comportamento » Turistas chineses são detidos por fazerem saudação nazista em Berlim
APOLOGIA AO NAZISMO

Turistas chineses são detidos por fazerem saudação nazista em Berlim

Dois chineses foram detidos após tirarem uma foto fazendo a saudação nazista em frente ao Palácio de Reichstag, onde fica o Parlamento alemão

Turistas chineses são detidos por fazerem saudação nazista em Berlim
Os turistas foram liberados após pagarem uma multa de 500 euros cada (Foto: Wikimedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Dois turistas chineses foram brevemente detidos após tirarem uma foto fazendo a saudação nazista em frente ao Palácio de Reichstag, onde fica o Parlamento alemão. A saudação é proibida na Alemanha.

Com o braço direito em riste e a palma da mão voltada para baixo, a saudação exaltava a devoção por Adolf Hitler. O gesto virou ilegal depois da Segunda Guerra Mundial, assim como a negação do Holocausto e outros sinais associados aos nazistas.

A proibição da saudação não ocorreu apenas na Alemanha. A Suprema Corte da Suíça, por exemplo, confirmou a condenação de um homem que proferiu “Heil Hitler” do lado de fora de uma sinagoga, em Genebra.

Os dois turistas foram interrogados pela polícia e tiveram que pagar uma multa de 500 euros cada antes de serem liberados. A investigação criminal vai continuar, apesar de eles terem sido autorizados a sair da Alemanha. A condenação pode resultar numa prisão de até três anos.

Esta não é a primeira vez que um turista faz o gesto em frente ao Palácio. Em 2011, foi a vez de um turista canadense de 30 anos. Ele também teve que pagar uma multa.

Um mês após Hitler ter virado chanceler, em 1933, um incêndio atingiu o Palácio de Reichstag. O governo colocou a culpa nos comunistas e essa foi a desculpa para Hitler declarar estado de emergência. Em seguida, a maioria dos direitos humanos garantidos pela Constituição alemã da época foi suspensa.

As capitais europeias são destinos populares para turistas da China. Por vários anos, o governo de Pequim expressa preocupação sobre o comportamento vergonhoso de alguns de seus viajantes. O governo tenta convencê-los de que eles precisam respeitar as leis locais.

Fontes:
The Washington Post-Chinese tourists detained for giving Nazi salute in Berlin

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Natanael Ferraz disse:

    Bobagem, aquela forma de saudação é anterior ao nazismo; é um “yantra” conhecido a mais de cinco mil anos como simbolo de poder. Os militares brasileiros o usam para fazer juramento à bandeira nacional, alguns cristãos o usam para expulsar demônios. Funciona.

  2. Filomeno Viriato disse:

    Natanael Ferraz, contextualiza-te, aquela forma de saudação na Alemanha é criminalizada, noutro contexto ou geografia talvez não tenha a mesma simbologia. Bem feito para eles, se soubessem o que realmente seria o Mundo se HITLER tivesse ganhado a guerra, não haveria tantos patetas dispostos a isso.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *