Início » Internacional » Turquia recebeu 2 milhões de sírios desde 2011
conflito na síria

Turquia recebeu 2 milhões de sírios desde 2011

Governo turco acredita que número pode dobrar caso a situação na Síria não melhore

Turquia recebeu 2 milhões de sírios desde 2011
Refugiados sírios na Turquia (Fonte: Reprodução/EC/ECHO/Fotos Públicas)

Autoridades do governo da Turquia afirmaram nesta segunda-feira, 14, que o número de refugiados sírios no país pode dobrar, chegando a 4 milhões.

A Turquia é o principal destino de refugiados sírios desde 2011, quando começou o conflito na Síria. O país já recebeu ao todo 2 milhões de pessoas fugindo das forças de Bashar al-Assad e dos radicais do Estado Islâmico.

O Líbano é outro país muito procurado e já recebeu 1,1 milhão de refugiados sírios. Na Jordânia são 630 mil. A União Europeia recebeu cerca de 380 mil, sendo cerca de 100 mil apenas na Alemanha.

O chefe da Diretoria-Geral de Planejamento do Ministério das Relações Exteriores da Turquia, Ceylan Özen Erisen, disse nesta segunda que o país não tem como lidar com o dobro do número atual de refugiados sírios.

Já foram US$ 6 bilhões gastos com os refugiados sírios desde 2011, segundo o governo turco, que afirmou ainda que recebeu apenas US$ 350 mil em ajuda externa.

Do total de 2 milhões de sírios na Turquia, 400 mil estão em campos de refugiados superlotados.

O governo turco defende a criação de uma zona livre na fronteira com a Síria. A ideia seria mandar todos os refugiados para essa área.

Fontes:
Folha de S. Paulo - Com 2 milhões de sírios, Turquia teme que número de refugiados dobre

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *