Início » Internacional » Ucrânia e Rússia firmam acordo para estender cessar-fogo
trégua temporária

Ucrânia e Rússia firmam acordo para estender cessar-fogo

Governos concordaram em reforçar o controle na fronteira para evitar a entrada de armas no leste da Ucrânia

Ucrânia e Rússia firmam acordo para estender cessar-fogo
Mulher lamenta a casa perdida após o bombardeio em Sloviansk, Ucrânia (Reprodução/AP)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Ucrânia e Rússia concordaram em trabalhar juntos em prol do cessar-fogo bilateral na região em conflito com separatistas. A decisão foi comunicada nesta segunda-feira, 30, horas após o fim do cessar-fogo definido pelo presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, iniciado no último dia 20 deste mês.

Os governos de ambos os países concordaram em reforçar o controle na fronteira, ponto defendido pelo governo interino ucraniano para evitar a entrada de armas para os rebeldes no leste da Ucrânia.

“Ao término de uma conversa entre os presidentes russo, Vladimir Putin, o ucraniano, Petro Poroshenko, o francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, os dois primeiros concordaram em trabalhar com base em cinco pontos. O primeiro desses pontos é a adoção de um acordo sobre o cessar-fogo bilateral entre as forças ucranianas e os separatistas pró-russos”, diz um comunicado emitido nesta segunda-feira.

Apesar do acordo, a trégua temporária apresentou pouca eficácia até agora, com acusações de violação por ambos os lados. Cinco soldados ucranianos morreram em confrontos no último fim de semana, além de um jornalista russo que cobria o conflito em Donetsk.

A União Europeia aplicará novas sanções caso Moscou não ajude Kiev a aliviar as tensões com os separatistas. De acordo com o comunicado, uma nova rodada de negociações deve ocorrer em breve.

Fontes:
Extra-Ucrânia e Rússia concordam em trabalhar para estender cessar-fogo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *